Apple passa a substituir o vidro traseiro do iPhone 12 na própria loja
Quando seu iPhone quebra ou deixa de funcionar, e você leva para uma assistência autorizada da Apple, é comum a empresa trocar o aparelho inteiro por um preço fixo, em vez de trocar apenas a peça defeituosa.
Com o tempo, isso mudou para casos de tela frontal quebrada, que passaram a ser trocadas diretamente na loja.
Agora, a empresa começa a trocar na loja também o vidro traseiro em caso de quebra, pelo menos para a linha iPhone 12.
Mas para a troca acontecer, não pode haver danos nem na tela frontal, nem no sistema de cameras do aparelho.
Não troca apenas o vidro traseiro
O design do iPhone 12 (e também do 11) não permite apenas trocar o vidro traseiro sem afetar outras partes do dispositivo.
Isso porque grande parte dos componentes internos do aparelho estão diretamente ligadas à tampa traseira, o que faz com que não seja tão fácil assim trocar esta parte.
Com este novo método, praticamente todos os componentes internos são substituídos, inclusive a placa lógica. Apenas o sistema de câmeras e a tela frontal do aparelho original são reaproveitados.
Isso significa que a troca do vidro traseiro direto na loja pode acontecer mesmo se o iPhone não estiver ligando ou se houver algum problema no Face ID, além do gabinete externo.
Porém, o mesmo não acontece se existirem problemas também na tela frontal ou na câmera, pois aí todo o aparelho terá que ser substituído.
Meio ambiente
Segundo um memorando interno da Apple, esta é mais uma atitude dentro de seu compromisso de reduzir a emissão de carbono na natureza e produzir menos lixo eletrônico.
Porém, o Blog do iPhone apurou que os próprios funcionários das lojas não acham que a economia seja tão grande assim, visto que quase todo o aparelho é trocado.
Por essa razão, não espere que esta troca seja barata. A placa lógica é a segunda peça mais cara do aparelho, o que deve reduzir bem pouco o valor em comparação a troca do dispositivo inteiro.
A novidade por enquanto está restrita ao iPhone 12. Outros modelos que também possuam a traseira em vidro, precisam ainda trocar o aparelho inteiro em caso de rompimento.