Motorista bêbado é preso, denunciado pelo próprio iPhone
Já estamos acostumados a ouvir histórias de casos em que o iPhone salvou vidas graças à nova função de detecção de acidentes, que chama automaticamente as autoridades quando ocorre um forte impacto.
Mas a novidade é saber que esse recurso também ajudou a polícia a identificar um motorista embriagado em plena madrugada.
O caso aconteceu na Nova Zelândia, nessa quarta-feira (8).
Por volta da 1h da manhã, os serviços de emergência receberam uma ligação automática de um iPhone 14, informando uma batida.
Ao conversarem com o cidadão, ouviram a resposta de que estava tudo bem, que não havia nada com o que se preocupar.
Porém, a voz desse cidadão estava alterada ao telefone, com fortes indícios de embriaguês. Foi então que resolveram enviar uma patrulha para o local.
O que encontraram foi um carro que se chocou contra uma árvore, ocasionando a chamada de emergência automática. Com ele, estava também o proprietário do veículo, visivelmente alterado.
O teste do bafômetro comprovou que ele havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir e com isso o cidadão foi levado para a delegacia.
Denunciado pelo próprio iPhone.
Felizmente ele não causou nenhum acidente mais sério com outras pessoas e os danos ficaram ilimitados à pobre da árvore.
Quem sabe um dia nosso celular seja capaz de detectar a incapacidade motora do usuário para dirigir e impeça a pessoa até mesmo de ligar o carro caso tenha um grau elevado de álcool no sangue. Quantas vidas poderiam ser salvas com isso…
Quem sabe um dia?
Tendo em vista que são as pessoas irresponsáveis que dirigem alcoolizadas, a probabilidade de alguém assim deixar um aparelho decidir se ela deve ou não dirigir é baixíssima, tão baixa quanto um assaltante se entregar a polícia… Então a resposta à pergunta do post é: Never
Deus nos livre desse futuro distópico…
Sobre o ocorrido, bem feito para os cachaceiros inconsequentes!
É impressionante a quantidade de gente que acha que as máquinas devem executar juízo de valor sobre as ações humanas. :(
Serviço de utilidade pública…
Não está longe!
Alguns carros atualmente só ligam com o cinto afivelado e testes experimentais para que o veículo só ligue depois da medição destes parâmetros de embriaguez e toxidade estão em andamento.Vi um também que o motorista é monitorado e em caso de fadiga (desatenção/reflexos demorados) o veículo sugere interromper a viagem para descanso.