Explicando o meme da foto da noiva
Na semana passada, um meme ganhou repercussão em sites de tecnologia por insinuar a ocorrência de um possível problema no sistema de câmeras do iPhone.
Isso porque uma noiva postou uma foto sua, em frente a dois espelhos, e cada um deles refletia uma imagem diferente.
No espelho da esquerda, os dois braços aparecem estendidos, no da direita, os dois estão junto à cintura. E para piorar, a pessoa real está com um braço em cada posição.
Claro que muitos aproveitaram para atacar a Apple, alegando que o algoritmo computacional do iPhone cria imagens não reais, e este seria um exemplo.
Uma tentativa de diminuir o vexame do fato de celulares da Samsung aplicarem uma imagem falsa da lua em suas fotos.
Entendendo a história
O meme começou a explodir na metade de novembro, quando o site PetaPixel publicou a história.
A atriz britânica Tessa Coates estava experimentando vestidos de noiva, e foi quando a bizarra foto aconteceu.
Ela diz que não foi feita nenhuma montagem na foto e acredita não ser uma foto panorâmica.
Mas o fato é que não foi ela quem tirou a foto, então…
É sim uma foto panorâmica
A foto realmente não foi alterada depois de ser tirada, o que ajuda a entender o que aconteceu, pois ela ainda traz todos os metadados originais.
Ao analisá-la, a primeira coisa que se percebe é que o tamanho da imagem não é um tamanho padrão de uma foto tirada com o iPhone 12 (que normalmente seria 3024 x 4032px).
Só aí já dá para se concluir que algo está errado.
O YouTuber turco Faruk Korkmaz, especializado em vídeos sobre iPhone, compartilhou sua teoria que explica perfeitamente o que aconteceu neste caso.
A foto foi tirada em modo panorama, que é aquela maneira de fazer fotos largas “escaneando” a imagem ao movimentar o aparelho.
Muita gente usa este método para criar imagens divertidas, pois como a câmera capta um ponto específico da imagem, o personagem da foto pode se mover e aparecer várias vezes.
O próprio Faruk reproduziu o efeito com sua esposa no banheiro.
O que provavelmente aconteceu foi que a noiva pediu para um amigo ou amiga tirar a foto e, talvez por descuido, apertou sem querer o botão de Panorama.
Como a imagem ficou pouco larga (porque não foi tirada com a intensão de ser panorâmica), o sistema não a identifica como tal, considerando como se fosse uma imagem normal.
Então, não houve nenhum erro de processamento do iPhone e sim, erro na pessoa que tirou a foto.
Como diria o grande filósofo Steve Jobs, “é você que está segurando o aparelho errado”…