Notícias

Apple lançará iOS 18.3.2 de emergência para o sistema não associar mais Trump ao racismo

Essa semana viralizou pela internet um bug bastante atípico e, diria até, suspeitosamente bizarro. Descobriu-se que, ao usar o ditado do iOS para escrever um texto, ao falar a palavra “racista“, a interface mostra rapidamente a palavra “Trump“, antes de ser corrigida.

É claro que, na situação política em que se encontra os Estados Unidos atualmente — em que todas as Big Techs estão se esforçando ao máximo para demonstrar que são leais ao presidente do país — este acontecimento atrapalha bastante os planos da Apple.

Por essa razão, deveremos ver em breve uma atualização de emergência do sistema para interromper o mais rápido possível este caso.

Entenda o bug

Quando o sistema está configurado para o idioma inglês, ao falar a palavra “racist”, o iOS transcreve brevemente o texto como “Trump” antes de alterá-lo de volta para a palavra pretendida. Veja:

É difícil até de acreditar que isso não seja algo configurado de propósito, mas a Apple jura de pé junto que o problema é devido à uma “sobreposição fonética entre as duas palavras”. Mesmo que ambas não pareçam ser semelhantes.

Isso também não explica por que “racista”, com “r” minúsculo, seria transcrito como “Trump”, com letra maiúscula.

Um especialista em IA que já trabalhou na Siri disse ao The New York Times que poderia ser uma “brincadeira interna” de algum funcionário da Apple.

Há dúvidas, porém, se o que causa isso tem a ver com algum código inserido no sistema ou se, em vez disso, seja culpa do uso de inteligência artificial para reconhecimento da fala. Neste caso, a IA poderia ter absorvido em seu treinamento as inúmeras vezes que o nome de Trump foi associado a racismo, e agora estaria tendo “delírios de IA” de acordo com o que aprendeu.

Seja como for, a certeza é que em brevíssimo tempo teremos uma atualização do sistema que não mudará nada para nós que não vivemos nos EUA.

Isso porque a Apple precisa enterrar o mais rápido possível este acontecimento, de medo que a raiva de Trump se vire contra ela e isso possa atrapalhar seus negócios.

13 Comentários

  1. Um especialista em IA que já trabalhou na Siri disse ao The New York Times que poderia ser uma “brincadeira interna” de algum funcionário da Apple.

    Faz total sentido ser isso daí.

  2. Pessoal, eu tenho um off topic:
    Quando vcs estão comprando um fone Lightning, onde estão comprando!?
    Na Amazon tá quase 200 reais. É um excelente fone, mas esse valor não faz o menor sentido.

    1. é cópia. No instagrama também vendem os airpods. Mostram até que o iphone reconhece ele como sendo AirPod. Só que um custa 400 pratas e o outro 1500 …. kkkk

      1. Essa da Amazon é vendido pela Apple. O preço de fato está 200 reais, ano passado estava custando 124.
        Não faz o menor sentido um aumento desse.

  3. Estamos fodidos … TODAS as empresas estão abrindo as pernas pra esse cara. Se parece que elas sabem de tudo que a gente faz, isso só serve para termos mais certeza disso! :-$

Botão Voltar ao topo
//