Notícias

Países da Comunidade Europeia demorarão mais para receber os recursos da Apple Intelligence

A Apple informou, através de declaração feita ao site The Verge, que alguns dos novos recursos do iOS 18, incluindo a Apple Intelligence, não estarão disponíveis para os usuários da União Europeia este ano devido às incertezas regulatórias trazidas pela Lei dos Mercados Digitais (DMA).

A empresa destacou que os requisitos de interoperabilidade da DMA podem comprometer a privacidade e a segurança dos dados dos usuários, levando à decisão de adiar o lançamento desses recursos na região.

Fred Sainz, porta-voz da Apple, explicou:

“Estamos preocupados que os requisitos da DMA possam nos obrigar a comprometer a integridade de nossos produtos. Estamos comprometidos em colaborar com a Comissão Europeia para encontrar uma solução que nos permita oferecer esses recursos aos nossos clientes na UE sem comprometer sua segurança.”

Apesar de informações da Bloomberg de que a Apple iria adiar o lançamento de sua IA para o ano que vem, a empresa continua insistindo que a Apple Intelligence estará disponível em fase beta ainda no verão do hemisfério norte que começa hoje (21 de junho).

Em resposta à declaração da Apple, Thomas Regnier, porta-voz da União Europeia, afirmou:

“A UE é um mercado atraente com 450 milhões de potenciais usuários e sempre esteve aberta para negócios para qualquer empresa que queira fornecer serviços no mercado interno europeu. Gatekeepers são bem-vindos para oferecer seus serviços na Europa, desde que cumpram nossas regras destinadas a garantir uma concorrência justa.”

Não sabemos a que ponto haverá esse atraso na Europa, que pode fazer com que nós no Brasil recebamos as novidades antes de Portugal, por exemplo.

Seja como for, a Apple Intelligence está programada para ser lançada primeiro nos Estados Unidos, o que significa que seria bem provável que a Europa (assim como o resto do mundo) já ficasse de fora este ano do lançamento da IA.

Seria essa apenas uma manobra da Apple para gerar uma notícia para criar a impressão de que a legislação DMA é menos segura para os usuários?

Botão Voltar ao topo