Quem gosta de acompanhar a evolução do preço das ações da Apple, poderá tomar um susto hoje se não estiver tão bem informado. O valor de cada ação, que até sexta-feira valia mais de US$ 640, hoje pode ser comprada por US$ 92 a unidade. Queda no preço? Derrocada do império?
Calma, nada disso. O que aconteceu é que a Apple optou por um procedimento comum no mercado de ações: o desdobramento de suas ações (stock split) para que o valor unitário delas custe menos. O valor total da empresa continua o mesmo, mas cada ação foi dividida por 7 para o preço ficar menor. A intenção é deixá-la mais acessível a pequenos investidores, que agora podem comprar ações sem ter que desembolsar mais de 600 dólares por unidade.
Não é a primeira vez que a Apple faz isso. A última vez foi em 2005 e devido ao enorme crescimento da Apple desde então, a empresa decidiu repetir o procedimento. A perspectiva é que isso melhore ainda mais os investimentos, com um público maior de interessados podendo investir na empresa.