iPhone

Como funcionará a instalação de lojas alternativas no iPhone dentro da Europa

Quase um mês após a Apple ceder à Lei dos Mercados Digitais (DMA) na Europa, o cenário das lojas de aplicativos para iPhones na região começa a se transformar.

Atualmente, apenas uma loja de aplicativos de terceiros está ativa no continente, focada no mercado B2B da Mobivention, permitindo que empresas distribuam seus aplicativos internamente.

No entanto, isso logo mudará, com a chegada iminente de outras plataformas como a Epic Games Store e o Setapp da MacPaw.

Mas entre elas, é a AltStore, desenvolvida por Riley Testut, que promete ser a primeira a chegar aos telefones dos usuários da UE.

AltStore será aceita no iOS

A AltStore existe desde 2019, e não requer o jailbreak do dispositivo. Por vários anos funcionou de forma cinzenta, se aproveitando de perfis empresariais, uma brecha que a Apple disponibiliza para empresas instalarem seus aplicativos próprios para seus funcionários.

Mas agora, finalmente, ela ganha verniz “legal” ao ser instalada nativamente no sistema do iPhone. Pelo menos na Europa.

O impulso primário para sua criação foi trazer o emulador de Nintendo, Delta, para o iPhone, através desta nova plataforma europeia.

Veja um curto vídeo de demonstração da instalação de um app pela AltStore:

YouTube video

Atualmente, o novo AltStore está em processo de aprovação pela Apple e será lançado assim que receber a luz verde da empresa.

No entanto, a instalação de lojas de aplicativos de terceiros não será tão simples quanto baixar aplicativos da App Store tradicional da Apple.

Uma instalação não muito fácil

Cada etapa do processo de instalação pode ser um desafio para os usuários, envolvendo várias interações na tela.

Começa com um link baseado no navegador para carregar a loja alternativa, seguido por uma série de configurações e permissões a serem concedidas nos ajustes do iPhone.

Somente após essas etapas é possível acessar a loja e navegar pelos aplicativos disponíveis.

Vários avisos alertando dos riscos de se instalar apps sem supervisão da Apple.

Um dos obstáculos significativos para o lançamento de mais lojas de aplicativos de terceiros na Europa é o custo imposto pela Apple.

A Taxa de Tecnologia Central (CTF) requer que os desenvolvedores paguem à Apple 50 centavos de euro por cada instalação anual de aplicativo acima de 1 milhão.

Isso torna o lançamento e manutenção dessas lojas um desafio financeiro para os desenvolvedores, especialmente quando se trata de competir com a App Store da Apple, que oferece uma experiência de instalação simplificada.

Apesar dos desafios, a chegada de lojas de aplicativos de terceiros na Europa promete trazer uma nova dinâmica ao ecossistema de aplicativos iOS.

Os usuários terão acesso a uma variedade maior de aplicativos e poderão encontrar soluções para necessidades específicas que podem não estar disponíveis na App Store tradicional da Apple.

No entanto, o processo de instalação mais complicado e os custos adicionais podem ser um obstáculo para a adoção generalizada dessas plataformas.

À medida que mais lojas de aplicativos de terceiros são lançadas e os usuários se familiarizam com o processo de instalação, é possível que o cenário mude e as lojas alternativas ganhem mais espaço no mercado de aplicativos iOS na Europa.

No entanto, o sucesso dessas plataformas dependerá não apenas da disponibilidade de aplicativos, mas também da facilidade de uso e dos custos envolvidos para os usuários e desenvolvedores.

Botão Voltar ao topo
//