iOS

iOS 17.5 expandirá sistema antirrastreamento do AirTag para acessórios de terceiros

A Apple disponibilizou recentemente a primeira versão beta do iOS 17.5 para desenvolvedores, marcando a continuidade de suas atualizações periódicas do sistema operacional.

Embora inicialmente se esperasse que esta versão trouxesse grandes novidades, as mudanças introduzidas foram relativamente modestas, especialmente quando comparadas com a substancial atualização anterior, o iOS 17.4.

No entanto, uma descoberta interessante foi feita por desenvolvedores que vasculharam o código da nova versão: a inclusão de um sistema potencialmente destinado a combater o rastreamento não desejado por meio de acessórios.

Este desenvolvimento sugere um esforço conjunto da Apple com a Google para aprimorar a privacidade dos usuários, enfrentando o uso indevido de dispositivos de rastreamento.

Este movimento ocorre alguns anos após a introdução do AirTag pela Apple, um dispositivo de rastreamento que se integra à rede Find My da empresa, permitindo aos usuários localizar objetos perdidos com precisão.

Apesar da utilidade, surgiram preocupações relativas à possibilidade de uso indevido desses dispositivos, incluindo acessórios não certificados pela rede Find My que, apesar disso, ainda podiam ser localizados pelo aplicativo.

Segundo informações do site 9to5mac, linhas de código encontradas na app Find My dentro do iOS 17.5 apontam para a implementação de um novo sistema antirrastreamento.

Até o momento, o iOS e o iPadOS possuem funcionalidades para detectar dispositivos de rastreamento indesejados, mas somente aqueles certificados pela rede Find My.

O objetivo agora seria expandir essa detecção para incluir dispositivos não certificados, notificando os usuários sobre sua presença e fornecendo instruções para desativar a transmissão de localização desses acessórios.

Ou seja, a funcionalidade não funcionará somente com os AirTags oficiais, mas também com outros rastreadores compatíveis com a API da Apple, como por exemplo, o MyFinder Card.

Enquanto isso, o Google está prestes a lançar seu sistema de rastreamento de objetos, chamado de Find My Devices. O nome é muito parecido com o sistema da Apple, mas não por acaso.

As duas empresas estão trabalhando juntas para que a rede seja interoperável, ou seja, o AirTag da maçã será reconhecido no Android, e os dispositivos rastreadores compatíveis com Android funcionarão também no iOS.

Botão Voltar ao topo