iOS 18

iOS 18 traz T9 para o teclado do telefone, facilitando a busca por contatos

O iOS 18 trará uma novidade aguardada por três pessoas alguns usuários de iPhone, principalmente aqueles oriundos do sistema Android: a integração do T9 ao teclado do telefone.

Essa adição tem como objetivo simplificar e agilizar o processo de busca por contatos, oferecendo uma alternativa a mais para aqueles que ainda fazem ligações telefônicas em pleno 2024.

O T9, uma tecnologia de entrada de texto que associa letras às teclas numéricas do teclado do telefone, permite aos usuários procurar contatos diretamente no app Telefone.

Ela era muito popular nos primórdios dos aparelhos celulares. Os mais antigos se lembrarão dos velhos Nokias, cuja única maneira de digitar texto era através do teclado numérico, apertando várias vezes a tecla até marcar a letra desejada.

T9 nos velhos celulares
T9 nos velhos celulares

O T9 foi uma evolução deste processo, com um sistema de previsão de palavras considerando os conjuntos de letras selecionados. Com isso, bastava apertar somente uma vez na tecla para cada letra e o sistema tentava adivinhar a palavra.

Com a chegada do iPhone e seu inovador teclado virtual (sim, foi uma inovação na época adotado depois por toda a indústria), parecia não haver mais sentido a existência do sistema T9.

Porém, por alguma razão, os dispositivos Android continuaram trazendo o T9 no teclado do telefone, dando uma sobrevida ao recurso. Usuários começaram a usá-lo como busca de contatos na agenda, digitando as primeiras letras através do teclado numérico, mantendo vivo este costume.

O iPhone há tempos traz letras nas teclas do telefone, mas até então era só decorativas, pois nunca serviram para nada no sistema.

Com o iOS 18, a tecnologia T9 está sendo incorporada, e as letras finalmente ganharão uma função.

Buscando contatos com o T9

Ao digitar os números correspondentes às letras do nome do contato desejado, o sistema sugere automaticamente contatos registrados cujos nomes coincidem com a sequência de caracteres inserida.

Com isso, não é necessário entrar na agenda para buscar um contato.

Com o app telefone aberto, basta tocar nas primeiras letras para já aparecer uma lista de sugestões de contatos no topo da tela. Resta escolher um, tocar nele e iniciar a chamada.

iOS 18 teclado T9
Toque na imagem para ampliá-la

Por que isso agora?

Dando uma pesquisada em sites de Android, percebi que muitos estão comemorando o novo recurso no iPhone, se vangloriando que no Android sempre existiu.

Porém, em 16 anos de BDI, nunca ouvi nenhum usuário de iPhone reclamar que não tinha acesso a essa funcionalidade, nem no Brasil nem em outros países.

Sempre foi tão fácil procurar o contato na agenda, tocar nele e já fazer a ligação.

Mais ainda: basta abrir o Spotlight (que é mais fácil do que abrir qualquer app), digitar as primeiras letras do contato e tudo aparece ali, podendo escolher se quer falar por FaceTime, WhatsApp ou até mesmo fazer uma ligação.

Para usuários de iPhone nunca fez sentido ter que abrir o app Telefone, colocar no teclado numérico (visto que a aba de contatos fica do lado) e ficar pescando letras pequenas nas teclas de números. O iOS sempre foi muito mais prático e intuitivo que isso.

Com certeza, se a Apple resolveu colocar isso a essa altura do campeonato, é porque há uma parcela do público que ainda pede isso. Se você é um dos que gosta da função e pretende usá-la, por favor, explique aqui nos comentários algo que nos faça entender o seu lado.

Até porque, fica a grande dúvida: quem ainda faz ligações telefônicas tradicionais em 2024?

Botão Voltar ao topo