iOS 18

Saiba como funcionará o Voicemail ao Vivo do iPhone, que chegará ao Brasil no iOS 18

O recurso Voicemail ao Vivo foi uma das novidades do iOS 17 no ano passado. Porém, ele era exclusivo a alguns países de lingua inglesa.

Com a chegada do iOS 18, esta função se expande a mais países, inclusive o Brasil.

Confira alguns detalhes desta novidade e como ela irá mudar sua maneira de atender telefonemas, principalmente aqueles de SPAM.


O que é o Voicemail ao Vivo

A funcionalidade de Voicemail ao Vivo permite a visualização de transcrições em tempo real das mensagens de voz que alguém está deixando.

O “Ao Vivo”, significa exatamente isso: enquanto a pessoa está deixando a gravação de voz você pode ler em tempo real o que ela está dizendo, podendo até mesmo atender a ligação no meio caso ache que é algo importante.

Essa é uma evolução das velhas secretárias eletrônicas de casa, funcionando de forma independente da operadora de telefonia.

Com a atualização beta do iOS 18, os usuários no Brasil finalmente terão acesso ao Voicemail ao Vivo em seus iPhones.


Configurando o Voicemail ao Vivo no iPhone

A funcionalidade de Voicemail ao Vivo é habilitada por padrão no iOS 18, o que significa que o Voicemail ao Vivo estará automaticamente ativado nos Ajustes assim que você instalar o sistema.

No entanto, pode ser necessário seguir a tela de introdução uma vez para que tudo funcione corretamente.

  1. Abra o aplicativo Telefone no seu iPhone.
  2. Vá para a aba Voicemail na parte inferior.
  3. Toque em Continuar na tela do Voicemail ao Vivo.

E pronto. O Voicemail ao Vivo agora funcionará com a saudação padrão do seu telefone. Tarifas padrão de acesso ao voicemail poderão ser aplicadas pelas operadoras, caso não sejam inclusas no seu plano.


Visualizando a Transcrição em Tempo Real

Quando alguém te ligar, você pode tocar no botão Voicemail (ou pressionar duas vezes o botão de bloqueio) para enviar a chamada para o voicemail.

iOS 18 Voicemail ao Vivo

Se você não atender a chamada, ela será enviada para o Voicemail ao Vivo automaticamente e o texto começa a aparecer na tela.

iOS 18 Voicemail ao Vivo
Mais um exemplo de empresa de pesquisa queimando o dinheiro de partidos fazendo pesquisas para o público errado

Quem está ligando ouvirá a saudação e, se optar por deixar uma mensagem, você verá a transcrição em tempo real na tela do seu iPhone. Ele não poderá te ouvir e você não poderá ouvi-lo, a menos que atenda a chamada.


Encontrando as Transcrições do Voicemail ao Vivo

Você receberá uma notificação com a transcrição ao vivo em vez da notificação de chamada perdida se a pessoa deixou uma mensagem.

Voicemails e transcrições estarão disponíveis posteriormente na aba Voicemail no aplicativo Telefone. Toque em uma mensagem para abri-la.

iOS 18 Voicemail ao Vivo
Toque na imagem para ampliá-la

Você pode reproduzir a mensagem ou ver a transcrição na tela. Enquanto você mantiver a mensagem na sua caixa de entrada, a transcrição também estará disponível.

O iPhone não excluirá as mensagens automaticamente; você pode mantê-las pelo tempo que desejar. Toque no botão Excluir para deletar a mensagem da sua caixa de entrada.


Alterando a Saudação

Se desejar gravar uma saudação personalizada, toque no botão Saudação na tela do Voicemail.

Depois, mude para a opção Personalizado e toque em Gravar para gravar uma saudação personalizada.

Caso contrário, os chamadores ouvirão a gravação padrão, que você pode ouvir tocando no botão Reproduzir.


Desativando o Voicemail ao Vivo

  1. Para desativar o Voicemail ao Vivo, vá ao aplicativo Configurações.
  2. Role para baixo e toque em Apps.
  3. Em seguida, vá para Telefone.
  4. Role para baixo e você encontrará a opção de Voicemail ao Vivo.
  5. Depois, desative o botão para essa função.

O Voicemail ao Vivo é uma excelente funcionalidade nos iPhones que pode ajudar você a decidir se uma chamada é urgente o suficiente para ser atendida enquanto você está ocupado. E para escapar das ligações indesejadas, como o exemplo usado neste artigo, é ótimo.

Na verdade, ela é o renascimento do bom e velho Visual Voicemail, que dependia de uma estrutura especial das operadoras e por isso não vingou no Brasil. Com o novo sistema, tudo é gerenciado pelo próprio iPhone, não dependendo mais das lazarentas operadoras (chupa, CEO da Vivo).

O iOS 18 está em fase de testes entre desenvolvedores e deve ser liberado para o grande público apenas em setembro. Até lá, acompanhe todas as novidades que virão aqui no BDI.

Botão Voltar ao topo