Conheça as novidades do iOS 11
→ Fotos
O sistema agora permite editar e aplicar efeitos em Live Photos. Você pode mudar a foto principal e mudar as cores e brilhos da imagem.
Há também três novos efeitos para aplicar às Live Photos, para que as imagens fiquem mais divertidas ao usar o 3D Touch do iPhone: Loop, Vai e Volta, e a Longa Exposição.
→ GIFs animados no Álbum
Agora, se você importar GIFs animados para seu álbum de fotos, você poderá visualizá-los de forma completa diretamente no sistema
→ Câmera
O aplicativo nativo Câmera ganhou algumas melhorias. Ela agora tem um conjunto redesenhado de nove filtros, otimizados para tons de pele naturais, que podem ser aplicados em tempo real no momento que a foto é feita.
Para quem tem um iPhone com câmera traseira dupla, o modo Retrato agora oferece suporte à estabilização óptica de imagens, HDR e flash True Tone, recursos que antes eram disponíveis apenas para fotos normais.
Outra novidade é a incorporação de um identificador de QR code nativamente no sistema.
→ Leitor QR Code nativo
Sim! Depois de 10 anos, finalmente temos um leitor de QR Code nativo no sistema. Basta abrir o aplicativo Câmera, apontar para um código e uma notificação já aparece. Se for uma página ou um código genérico, abrirá no Safari; se for um contato perguntará se quer adicionar à sua agenda; e se for um email, pergunta se quer abrir no Mail.
Há 10 tipos de QR codes suportados pelo iOS:
- Links URL: ao escanear um código deste tipo, a notificação pergunta se quer abrir o site.
- Link App Store: para abrir aplicativos na App Store.
- Números de telefone: liga para o número de telefone incorporado no código.
- Texto simples: este tipo de código irá perguntar se você quer buscar as palavras do texto nas buscas do Safari.
- Mensagem SMS: código que cria uma mensagem SMS para um número específico.
- Endereço de e-mail: abre o Mail, já preparado para enviar um e-mail para determinado endereço.
- Mensagem e-mail: abre o Mail, com uma mensagem específica para um determinado endereço.
- Contato: incorpora informações de um contato na agenda do sistema.
- Evento: código que adiciona um evento em uma determinada data no Calendário do sistema.
- Credenciais Wi-Fi: código que permite se conectar a uma rede Wi-Fi, sem precisar digitar nada.
→ Novas vozes da Siri
A Siri em português terá duas novas vozes, mais naturais, uma feminina e outra masculina. Confira uma palhinha delas:
→ Fim da integração nativa com redes sociais
A velha integração com Twitter, Facebook, Flickr e Vimeo (que possuíam até menu nos Ajustes) não existe mais no iOS 11. Aliás, com a implementação das extensões de aplicativos no iOS 9, isso realmente tinha perdido o sentido.
→ Gravação de tela
No iOS 11 é possível fazer gravações da tela do aparelho, algo que até então era necessário um computador (ou alguma solução do jailbreak).
→ Fotos da tela (screenshots)
A Apple pensou naqueles que tiram fotos da tela apenas para enviar para alguém, e depois acabam deixando o álbum de fotos lotado de imagens que não usarão mais. No iOS 11, toda vez que você for tirar uma screenshot, a imagem é guardada de canto e você pode escolher se quer editá-la e enviá-la diretamente para alguém, decidindo se quer ou não guardar no álbum de fotos.
→ Compactação das fotos
O aplicativo Câmera agora poderá fazer fotos e vídeos com uma compactação de imagem diferente, que pode economizar até 50% do espaço de armazenamento. É o formato HEIF (para fotos) e HEVC (para vídeos). Mas o usuário pode decidir que quer ou não continuar usando o formato antigo JPEG/H.264.
Toque em Próxima Página para continuar lendo sobre as novidades.