Apple libera beta público do iOS 14 para quem quer correr riscos
Conforme prometeu na WWDC, a Apple liberou nesta quinta-feira (9) o beta público do iOS 14 para usuários que não são desenvolvedores, mas que mesmo assim querem colaborar para a melhoria dos bugs do futuro sistema.
O Programa de Software Beta da Apple é a oportunidade de usuários comuns usarem versões do sistema antes deles serem liberados para o grande publico.
Porém, o usuário que resolve instalar betas em seus aparelhos deve estar consciente dos problemas que pode enfrentar.
Qualquer um pode participar do programa, se inscrevendo diretamente no site. A instalação no iPhone é feita através de um perfil de configuração oferecido pela maçã, que fará a nova versão aparecer nos Ajustes, na seção de Atualização de Software.
Beta público do iOS
Não vamos apavorar ninguém. É muito difícil seu iPhone estragar pelo fato de você ter instalado um beta. Não há este tipo de perigo. O pior que pode acontecer é você perder tudo o que está nele e ter que voltar para a versão anterior do sistema.
Mas versões beta são versões beta. Não são feitas como uma maneira para você ter acesso antes a todas as funcionalidades, e sim para que você ajude a apontar problemas que existam no sistema. E sempre há algum problema.
Nas versões beta, existe um aplicativo temporário chamado Feedback, que serve para enviar problemas que apareçam no sistema. É assim que eles são eliminados antes da versão final.
Então, se você quer instalar o Beta público do iOS, precisa se comprometer a ajudar a encontrar problemas.
Problemas do beta
Versões de teste não são perfeitas. Sabe por que? Porque não são finalizadas, não estão completamente prontas ainda.
Então não é raro você ver partes que não funcionam, bugs aqui e ali e até mesmo um maior consumo de bateria às vezes, justamente porque o aparelho está experimentando diversas coisas.
Por exemplo, o beta 2 do iOS 14 está parecendo um pouco mais instável que a primeira versão, pelo menos em nossos testes. Olhem como estava hoje de manhã o widget de tempo na tela inicial.
E sabe aquele círculo vermelho sobre o ícone dos Ajustes? Está ali sem motivo nenhum. O sistema está atualizado e quando o app é aberto, nada de diferente aparece.
Isso quando alguns apps não ficam assim:
Então, quando você instala uma versão beta do sistema em seu aparelho, tem que se acostumar a viver em um canteiro de obras até o lançamento da versão final.
Há outros problemas também. Por exemplo, quando alguns aplicativos simplesmente não abrem ou não funcionam direito no beta.
Isso é natural, afinal todos os atuais aplicativos disponíveis na App Store foram criados para rodarem no iOS 13, não no iOS 14. Então, basta o sistema alterar um simples comportamento e isso já pode comprometer o funcionamento de algum app. Há alguns exemplos atualmente, como o Mario Kart, Amazon Music, Pokémon GO e alguns aplicativos de banco. Você pode conviver com o fato de não poder ver quanto você tem na conta bancária? Se sim, sem problemas então.
Esses aplicativos que não funcionam só podem ser arrumados quando a Apple deixar os desenvolvedores publicarem atualizações para o iOS 14. E isso só acontece na semana que for lançada a versão final. Portanto, são alguns meses sem poder usar o aplicativo.
O mais sério problema que pode acontecer em um beta é a perda de dados do aparelho. Nunca se sabe quando seu iPhone, iPad ou Apple Watch irá travar e você precisar voltar para a versão anterior do sistema. Mas se você fez algum backup no iOS 14, esqueça, porque o iOS 13 não conseguirá aproveitar-lo. Aí tem que esperar a versão final para recuperar seus dados.
Beta público do Apple Watch
Pela primeira vez, a Apple está liberando um beta público também para o sistema do relógio. Isso é bem ousado, porque não tem como voltar atrás depois que se instala o beta do watchOS 7. No iPhone você conecta o cabo no computador e faz o downgrade, mas no Watch, onde você vai espetar o cabo? Não tem como.
Então saiba que, se você instalar o beta do iOS 14 e do watchOS 7 no iPhone e no relógio, depois será complicado voltar caso dê algum problema. Você até poderá voltar no iPhone, mas como o watchOS 7 não funciona no iOS 13, os dois perderão a conexão entre eles e adeus medalhinhas, ECG e registros de saúde.
Numeração do beta publico
No beta público do iOS, a numeração é diferente daquela liberada para desenvolvedores, apesar de possuírem o mesmo código interno. Então, quando você ler aqui no BDI que “o 5º beta do iOS 14 foi liberado“, significa dizer que a versão pública terá o nome de 4ª versão, apesar de serem exatamente a mesma coisa.
Este artigo teve o objetivo de informar que o beta público já está disponível para todos. Mas cabe a você decidir se o risco vale a pena ou se é melhor segurar um pouco mais a ansiedade e esperar por um produto finalizado que funcione bem.