iOS

Apple libera beta público do iOS 14 para quem quer correr riscos

Conforme prometeu na WWDC, a Apple liberou nesta quinta-feira (9) o beta público do iOS 14 para usuários que não são desenvolvedores, mas que mesmo assim querem colaborar para a melhoria dos bugs do futuro sistema.

O Programa de Software Beta da Apple é a oportunidade de usuários comuns usarem versões do sistema antes deles serem liberados para o grande publico.

Porém, o usuário que resolve instalar betas em seus aparelhos deve estar consciente dos problemas que pode enfrentar.





Qualquer um pode participar do programa, se inscrevendo diretamente no site. A instalação no iPhone é feita através de um perfil de configuração oferecido pela maçã, que fará a nova versão aparecer nos Ajustes, na seção de Atualização de Software.

Beta público do iOS

Não vamos apavorar ninguém. É muito difícil seu iPhone estragar pelo fato de você ter instalado um beta. Não há este tipo de perigo. O pior que pode acontecer é você perder tudo o que está nele e ter que voltar para a versão anterior do sistema.

quando o iOS 14 será liberado para o púbico

Mas versões beta são versões beta. Não são feitas como uma maneira para você ter acesso antes a todas as funcionalidades, e sim para que você ajude a apontar problemas que existam no sistema. E sempre há algum problema.

Nas versões beta, existe um aplicativo temporário chamado Feedback, que serve para enviar problemas que apareçam no sistema. É assim que eles são eliminados antes da versão final.

Beta público do iOS

Então, se você quer instalar o Beta público do iOS, precisa se comprometer a ajudar a encontrar problemas.

Problemas do beta

Versões de teste não são perfeitas. Sabe por que? Porque não são finalizadas, não estão completamente prontas ainda.

Então não é raro você ver partes que não funcionam, bugs aqui e ali e até mesmo um maior consumo de bateria às vezes, justamente porque o aparelho está experimentando diversas coisas.

Por exemplo, o beta 2 do iOS 14 está parecendo um pouco mais instável que a primeira versão, pelo menos em nossos testes. Olhem como estava hoje de manhã o widget de tempo na tela inicial.

Beta público do iOS

E sabe aquele círculo vermelho sobre o ícone dos Ajustes? Está ali sem motivo nenhum. O sistema está atualizado e quando o app é aberto, nada de diferente aparece.

Isso quando alguns apps não ficam assim:

Beta público do iOS

Então, quando você instala uma versão beta do sistema em seu aparelho, tem que se acostumar a viver em um canteiro de obras até o lançamento da versão final.

Há outros problemas também. Por exemplo, quando alguns aplicativos simplesmente não abrem ou não funcionam direito no beta.

Isso é natural, afinal todos os atuais aplicativos disponíveis na App Store foram criados para rodarem no iOS 13, não no iOS 14. Então, basta o sistema alterar um simples comportamento e isso já pode comprometer o funcionamento de algum app. Há alguns exemplos atualmente, como o Mario Kart, Amazon Music, Pokémon GO e alguns aplicativos de banco. Você pode conviver com o fato de não poder ver quanto você tem na conta bancária? Se sim, sem problemas então.

Esses aplicativos que não funcionam só podem ser arrumados quando a Apple deixar os desenvolvedores publicarem atualizações para o iOS 14. E isso só acontece na semana que for lançada a versão final. Portanto, são alguns meses sem poder usar o aplicativo.

O mais sério problema que pode acontecer em um beta é a perda de dados do aparelho. Nunca se sabe quando seu iPhone, iPad ou Apple Watch irá travar e você precisar voltar para a versão anterior do sistema. Mas se você fez algum backup no iOS 14, esqueça, porque o iOS 13 não conseguirá aproveitar-lo. Aí tem que esperar a versão final para recuperar seus dados.

Beta público do Apple Watch

Pela primeira vez, a Apple está liberando um beta público também para o sistema do relógio. Isso é bem ousado, porque não tem como voltar atrás depois que se instala o beta do watchOS 7. No iPhone você conecta o cabo no computador e faz o downgrade, mas no Watch, onde você vai espetar o cabo? Não tem como.

Então saiba que, se você instalar o beta do iOS 14 e do watchOS 7 no iPhone e no relógio, depois será complicado voltar caso dê algum problema. Você até poderá voltar no iPhone, mas como o watchOS 7 não funciona no iOS 13, os dois perderão a conexão entre eles e adeus medalhinhas, ECG e registros de saúde.

Numeração do beta publico

No beta público do iOS, a numeração é diferente daquela liberada para desenvolvedores, apesar de possuírem o mesmo código interno. Então, quando você ler aqui no BDI que “o 5º beta do iOS 14 foi liberado“, significa dizer que a versão pública terá o nome de 4ª versão, apesar de serem exatamente a mesma coisa.


Este artigo teve o objetivo de informar que o beta público já está disponível para todos. Mas cabe a você decidir se o risco vale a pena ou se é melhor segurar um pouco mais a ansiedade e esperar por um produto finalizado que funcione bem.

O iOS 14 está no momento em fase beta e deve ser liberado para todos os usuários em meados do segundo semestre. Para conhecer o que virá de novo, confira nossa lista completa com as novidades do iOS 14.
Botão Voltar ao topo