HistóriaiPhone

Há exatos 16 anos, o mundo conhecia o iPhone

Hoje, dia 9 de janeiro, completam exatos 16 anos que Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone, com a profética frase “Hoje a Apple irá reinventar o telefone“. Após dito isso, o mundo dos celulares e da computação nunca mais foi o mesmo.

A história da criação deste aparelho revolucionário é fascinante e é sobre ela que iremos falar um pouco agora.

Anúncios

Um iTunesPhone antes do iPhone

Em 2004, o iPod ia muito bem, batendo recordes de vendas e se transformando em uma fatia importante do faturamento da Apple. Porém, Steve Jobs nutria um medo do que estava por vir.

Mesmo com todo o sucesso, um fenômeno crescia e poderia roubar o lugar dos tocadores de música: o celular.

Cada vez mais evoluídos, eles já estavam tirando o mercado das câmeras fotográficas digitais e para Jobs era questão de tempo até eles começarem a ser usados para tocar música também.

Anúncios

[Um rápido parêntesis aqui. Steve Jobs não era considerado gênio por ter inventado o iPhone, o Mac ou qualquer outro produto; eram os engenheiros que os criavam. Ele era um gênio porque tinha uma visão diferenciada do mercado e dos consumidores, antecipando o que poderia vir e sabendo como os produtos deveriam ser para agradar os consumidores. Nem o iPhone, nem o Mac, nem qualquer outro produto teria sido como foi sem Jobs coordenando a sua criação. Fecha parêntesis.]

O aparelho que pode nos detonar é o celular”, Jobs dizia. “Todo mundo anda com um celular, o que tornaria um iPod desnecessário”.

Foi então que surgiu uma parceria com a Motorola para lançar um celular com uma espécie de “iTunes mobile”, que seria capaz de levar música para qualquer lugar. Nasceu então o Motorola ROKR.

rockr

O problema é que ele era feio, difícil de carregar e tinha capacidade para apenas 100 músicas. A revista Wired até zombou dele na época, com uma capa em que perguntava “Você chamaria isso de telefone do futuro?“.

rockr

Claro que Jobs ficou uma fera. Se deu conta do erro que foi depender de outra empresa para desenvolver um produto seu e resolveu que a Apple mesmo teria que desenvolver um novo celular, do jeito que eles queriam. Nascia ali o projeto Púrpura.

Saiba mais sobre os mistérios deste projeto na próxima página.


Google News

1 2 3 4Próxima página

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo