AppleCuriosidades

[curiosidade] Funções do iPhone que a Apple desistiu de implementar

Projetos eliminados

Apesar dos vários aperitivos do iPhoneOS 3.0 que já postamos aqui, a versão beta de um software está (como o próprio nome indica) em período de testes e nem sempre nos dá a certeza de que funções ou características serão realmente implementadas na versão final do mesmo. Um exemplo disso é a função de notificações instantâneas em aplicativos, que era presente na versão beta em julho passado, mas foi eliminada no lançamento do 2.1, em setembro do mesmo ano. Mas parece que agora no 3.0 ela finalmente se tornará realidade.

Outro dia, ao rever o vídeo da primeira apresentação do iPhone, em janeiro de 2007, reparei em alguns detalhes que foram anunciados, mas nunca viram a luz do dia. São eles o “split mail”, o ícone de telefone que pisca durante uma chamada e o conceito de “widgets”.

 #1: Split mail

Uma idéia inicial que tinha sido anunciada por Steve Jobs naquele dia, mas que não sobreviveu na versão final foi a função de “split mail”. Ela buscava implementar no aplicativo Mail a mesma visualização que temos no computador, onde podemos ver na mesma tela dividida entre a lista de emails e o conteúdo de um deles.

R.I.P. Split mail

Havia um botão no alto da tela onde se podia escolher o modo de visualização (split ou por lista). Na demonstração, via-se que a tela tinha muito pouco espaço para isso e o próprio Steve declarou na hora que preferia a opção por lista (veja no vídeo mais adiante). Talvez por isso a idéia não tenha ido adiante.

#2: Ícone piscante do telefone

Outro detalhe interessante mostrado e que nunca existiu no iPhone final era quando havia uma chamada em curso. Se você apertasse no botão de início (Home), o ícone do aplicativo Telefone ficava piscando, indicando que havia uma ligação ativa.

Ícone do Telefone piscava em uma chamada

Convenhamos, isso não é muito “Apple like” e provavelmente por essa razão, foi sumariamente eliminado.

#3: Widgets

Esta não é bem uma função, mas uma maneira de ver da Apple. Na primeira versão do iPhone não existia maneira oficial de instalar aplicativos no aparelho, mas parece que ela já tinha em mente ir liberando alguns novos aplicativos próprios de vez em quando, que atendiam pelo nome de “widgets”. Os primeiros do tipo eram os atuais Tempo e Bolsa, que hoje são nativos do sistema.

Widgets

Felizmente, a pressão dos desenvolvedores (e a concorrência do jailbreak) fez a Apple mudar de idéia e abrir seu kit de desenvolvimento para terceiros, o que possibilitou a criação da App Store e todos os aplicativos que temos hoje.

Se você não viu o vídeo desta apresentação, fizemos uma seleção destas partes, com legenda em português (ainda não é possível visualizar as legendas do Youtube pelo iPhone).

Esperemos que esse tipo de mudança não aconteça com o iPhoneOS 3.0, e que as novidades que já se descobriu sejam mesmo lançadas na versão final, além de outras que ainda nem imaginamos. 🙂

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Boa iLex.

  • Rafael Kapela

    Muito bacana esse post, curiosidades são sempre bem-vindas!

  • Homero

    Ótimo.
    Esperemos que esse tipo de mudança não aconteça
    com o iPhoneOS 3.0 [2]

  • Krikaoli

    Ae! Notícia no domingo iLex! Bom fim de fds!

  • Joelfefa

    Quanto mais melhor… ^^

  • RodrigoDC

    Sobre o ícone piscante do tel a Apple na realidade só mudou de lugar, jogou o verdinho piscante lá para cima no banner de horas e criou um botão que Te leva de volta a tela de chamadas.

  • Rodrigo, no vídeo dá para ver que isso também já estava previsto. 🙂

  • Julio Cruz

    o q é apple like?
    bom o post!

  • Gebara

    muito legal saber dessas curiosidades!
    mando bem
    ótimo post!

  • Henry

    Parabesn pela materia iLex mt bem feita e espero q continue assim o iPhone OS 3.0 e so mude pra melhorar

  • RodrigoDC

    iLex, exatamente por isso então é que a apple não implementou no ícone do tel, ficaria redundante.

  • henriqueG

    Ilex nao to conseguindo entra no blog pelo meu pc… =/

  • henriqueG

    pronto … agora tá indo … heheh

  • Renato Tribo

    esperamos que nao tirem nada na versao 3.0

  • Fausto

    o q

  • Fausto

    o que eu mais queria era um app GTD (To Do) que ativasse um alarme ao chegar perto da data limite…

  • Bruno Lopes

    os widgets eles ja mostraram na apresentaçao como aplicativos

  • Leonardo Negrisoli

    Muito legal voltar a esse post pelo link dos 10 anos do iPhone…
    Maio de 2009 eu já era leitor do blog é legal ver como as coisas mudaram de lá pra cá… seja na Apple, no Blog ou em mim mesmo haha