Engenheiro da equipe do Mac diz que filme sobre Jobs não apresenta fatos reais
É grande a expectativa para o lançamento (nos EUA) do novo filme sobre Steve Jobs, baseado na biografia autorizada. Ele chega às salas norte-americanas no dia 9 de outubro.
Enquanto isso, mais um personagem real comenta sobre o filme. Andy Hertzfeld, que participou da equipe de criação do primeiro Macintosh, disse que “quase nada do que é mostrado realmente aconteceu“.
Andy era próximo de Jobs e viveu intensamente aquela época descrita no filme, o que lhe dá credenciais para fazer comparações entre realidade e ficção. E, segundo ele, a história “desvia da realidade em tudo“.
Mesmo assim, ele diz que o filme é muito bom, brilhantemente escrito e realizado e cheio de humor e sentimento. Mesmo não apresentando fatos reais, a história “expõe verdades profundas” da personalidade de Steve Jobs.
O roteirista do filme, Aaron Sorkin, se defendeu, dizendo que não se trata de um documentário e sim de uma obra artística baseada na vida de uma pessoa que existiu. “É uma pintura, não uma fotografia“, argumenta.
O filme chega à Portugal em novembro, e no Brasil apenas em janeiro. Confira o trailer legendado em português.