Comparativos

Teste iPhone 6s: comparativo com as câmeras fotográficas do aparelho

Uma das grandes novidades do novo iPhone 6s é a melhoria nas suas duas câmeras fotográficas (a traseira e a frontal). O Blog do iPhone começa hoje uma série de artigos destacando os detalhes dos novos aparelhos.

Modelos

Neste texto, vamos considerar aqui apenas a geração do aparelho, chamando tanto o modelo menor de 4.7 polegadas (6s) como o maior, de 5.5 polegadas (6s Plus) de iPhone 6s. As câmeras de ambos possuem exatamente as mesmas características, com a diferença que a do Plus tem estabilizador ótico, que melhora vídeos e fotos em movimento e no foco quando a iluminação é baixa.

Evolução da câmera

Desde o iPhone 4s, a câmera do iPhone não sofria uma mudança de resolução. A Apple sempre disse que um maior número de pixels não era o que determinava uma boa imagem, e sim a qualidade do sensor e suas lentes. Com isso, ela ia mantendo os 8 megapixels, mas aperfeiçoando a câmera durante os anos. A história mudou agora no 6s, com uma câmera reformulada internamente e que faz fotos de maior resolução.

Mais pixels. E melhores.

A Apple cuidou não apenas em aumentar o número de pixel (agora são 12 megapixels), mas o sensor avançou e incorpora a tecnologia chamada de Focus Pixel (que já existia no iPhone 6) também na hora de ajustar o foco com o toque na tela.

Live Photos

O novo 6s incorporou uma nova maneira de tirar fotos. É o Live Photo, que grava automaticamente um vídeo de 3 segundos no momento que você bate uma foto, para registrar os momentos que antecedem e sucedem a imagem fixa. Isto significa que toda vez que você tirar uma foto com o 6s, ela permitirá que você aperte forte nela (3D Touch) para começar a se mexer.

A função já vem ativada por padrão e toda a foto que é tirada, já vem com este recurso. Abaixo, você vê os dois arquivos gerados pelo sistema ao fazer uma Live Photo (as dimensões foram comprimidas para a publicação neste artigo):

Live Photo 

Minha opinião: achei o recurso chato. Além de registrar uma parte da foto que eu não estou interessado, o vídeo acaba ocupando 3x mais de espaço que a foto fixa, que já é maior por possuir 12MP. Provavelmente é legal em momentos específicos, mas eu aqui já desliguei a função e o espaço interno agradece.

Vídeos em 4K

Agora o iPhone é capaz de registrar vídeos também em 4K. Como aqui estamos falando de fotos, dedicaremos um outro artigo para falar especificamente de vídeos. Porém, basicamente prepara os nossos vídeos para o futuro, visto que daqui 5 anos provavelmente todos eles precisarão ter altas resoluções para serem visualizados em produtos ultra-sofisticados que ainda não conhecemos.

video 4k

Melhores selfies

A Apple melhorou a câmera frontal do iPhone 6s, permitindo fazer imagens em 5 MP, o que é bem melhor do que era antes. Mas o lance legal é que em ambientes de pouca luz, a tela do aparelho se ilumina, funcionando como um Flash. Confira abaixo o resultado em um ambiente escuro, sem luz nenhuma, comparado com o iPhone 6.

Selfie Flash Retina

Já em luz normal, a imagem ganha em definição, apesar de hoje em dia o padrão ser bem maior que 5MP. Mas é uma melhoria importante. (clique na imagem para ampliar)

Selfie iPhone 6s

Câmera traseira

Fizemos as mesmas fotos tanto com o iPhone 6s quanto com o 6, para fazer a comparação. O que percebemos é que em um primeiro momento, não há grandes diferenças na qualidade de imagem. A não ser que você as amplie e perceba que elas possuem uma melhor definição, por causa da diferença entre os 8 e os 12 megapixels.

Veja as imagens abaixo (clique nelas para ampliá-las):

i6s_foto01 i6s_foto03 i6s_foto04 i6s_foto02

Fotos noturnas

São em ambientes com pouca luminosidade que podemos perceber uma certa melhora nas novas câmeras. Confira:

i6s_foto05 i6s_foto06 i6s_foto07 i6s_foto08

Conclusão

Em termos de fotos normais do dia-a-dia, provavelmente quem já usa um iPhone 6 não sentirá grandes diferenças para fotos feitas no iPhone 6s. É claro que as imagens ficarão mais nítidas, principalmente para quem pretende ampliar as fotos para imprimir em um quadro de parede, por exemplo. A melhora na câmera frontal também é muito bem-vinda, com a boa sacada de transformar a tela em uma fonte luminosa que trabalha como um flash fotográfico.

Sendo a nova câmera um dos pontos fortes do iPhone 6s, ela deve pesar na decisão de compra apenas para quem usa aparelhos antigos, anteriores ao iPhone 5s. Neste caso, a melhora é bem grande.

O recurso Live Photos nos pareceu mais uma função cosmética do que realmente útil. É do tipo de coisa que a gente mostra para os amigos a primeira vez e depois nunca mais usa. Claro que é possível que haja um público para isso que adore a novidade, mas em nossos testes aqui, não nos empolgamos muito.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo