Desenvolvedor cria uma maneira de controlar o iPhone X com os olhos
Desde o ano passado, quando a Apple apresentou a câmera TrueDepth do iPhone X, todos concordam que a tecnologia é bastante promissora e deve nos trazer boas evoluções nos próximos anos. Já vimos um exemplo aqui de um aplicativo capaz de interagir apenas com o movimento de nossas sobrancelhas.
Com o ARKit 2.0 (que virá junto com o iOS 12), será possível identificar com mais precisão a direção do olhar do usuário, o que permitiu um desenvolvedor criar uma prova de conceito do que pode ser feito com isso.
Matt Moss é um estudante que participou da WWDC na semana passada, e já criou um pequeno aplicativo com ARKit 2.0 mostrando como seria um sistema controlado pelos olhos do usuário. Sabemos que no iOS não tem como conectarmos um mouse de computador, pois tudo é feito pelo toque. Mas com a nova tecnologia, seria possível manipular o sistema apenas com o olhar. Confira:
O cursor é movimentado pelo movimento do olhar, e o “click” é simulado piscando os olhos. Assim, ele consegue manipular o sistema, como se estivesse no computador.
Há quase um ano, comentamos aqui no Blog sobre uma empresa que a Apple adquiriu, a SensoMotoric Instruments (SMI), especializada justamente em detectar movimento dos olhos do usuário. Agora, a funcionalidade estará disponível para os desenvolvedores incluírem em seus aplicativos.
Esta funcionalidade, se popularizando, pode ser de grande valia para acessibilidade e pessoas com dificuldades de movimentos. Não consigo não pensar em Stephen Hawking, que fez uso da tecnologia para superar todas as suas fortes limitações físicas e continuar espalhando a sua genialidade para o benefício de todos nós. É por isso que este tipo de novidade, implementada em um simples telefone celular, é algo que devemos sim admirar e achar incrível.