Curiosidades

Apple continua usando nomes misteriosos nas sessões da WWDC

Há tempos a Apple adota uma artimanha para esconder alguns assuntos que serão tratados na WWDC, mas que só serão apresentados ao grande público no evento de abertura. Como a grade de palestras precisa ser feita antes, a empresa acaba adotando nomes fictícios (e por vezes engraçados) para mascarar o real assunto. E este ano não foi diferente.

Ao analisar o novo aplicativo da WWDC (que inclusive traz um novo modo escuro #ficadica), algumas palestras possuem um nome temporário que claramente está escondendo o real tema que se falará no dia.

São nomes que imitam variáveis de linguagem de programação, do tipo nãopossoContar(ainda), ou isso = muitoLegal(uau). Uma maneira engraçada de dizer que o assunto ainda não se tornou público por ser relativo a algo que ainda não foi divulgado.

WWDC

Nós contamos quantas sessões prometem apresentar conteúdo novo e encontramos mais de 60 seminários misteriosos, sem falar nos laboratórios específicos. Eles estão divididos pelos seguintes temas:

  • Media: 5 sessões
  • Developer Tools: 11 sessões
  • Graphic and Games: 7 sessões
  • System Frameworks: 13 sessões
  • App Frameworks: 28 sessões
  • Design: 1 sessão
  • Distribuição: 3 sessões

Olhando assim fica difícil adivinhar o que pode vir, certo? Por isso fizemos também um levantamento do que foi apresentado no ano passado em cada categoria, para ficar mais fácil de imaginar o que poderá vir por aí.

/Mídia

Nas sessões desta categoria, a Apple costuma falar de programação relativa à áudio, vídeos e imagens, além de web e publicidade. No ano passado, a grande novidade neste assunto foram os bloqueadores de conteúdo introduzidos no sistema. Este ano serão 5 sessões misteriosas, sugerindo que haverá mais novidades nesta área. Uma delas pode ser a API que permita usar os Mapas da Apple em sites web. Talvez ela apresente também uma alternativa de publicidade on-line depois que encerrou a plataforma iAd.

/Ferramentas de desenvolvimento

Aqui é onde os engenheiros mostram ferramentas para ajudar os desenvolvedores, além de mudanças na linguagem de programação. Já sabemos que a maçã apresentará uma nova versão do Swift, então boa parte das 11 sessões misteriosas devem falar das novidades que ele trará.

/Gráficos e Jogos

No ano passado falou-se de GameplayKit, ReplayKit, SceneKit e várias frameworks que melhoram os jogos no iOS. Também se discutiu muito dos gráficos usando Metal. Com 7 sessões misteriosas, poderemos esperar algumas novidades nesse sentido.

/System Frameworks

Aqui se fala sobre novidades embutidas no sistema. Em 2015 foi apresentado o então novo modo de Economia de Energia e como os apps poderiam lidar com isso. Falou-se também sobre Apple Pay, privacidade, segurança, iCloud, notificações e interação do iPhone com o Apple Watch. É a segunda categoria com mais sessões ainda não reveladas, com 13. Talvez seja anunciado aqui a implementação da Siri no Mac, além de uma API que faça a integração da assistente vocal com outros apps do iOS.

/App Frameworks

Aqui é onde são discutidas as novidades que poderão ser implementadas nos aplicativos pelos desenvolvedores. Este assunto é o que mais esconde sessões esse ano, com 28 no total, o que promete muitas novidades neste assunto. No ano passado foram apresentados a multitarefa melhorada no iPad (com tela dividida), o Safari View Controller, que melhorou a visualização de sites em aplicativos, além do uso do trackpad no teclado virtual. O que será que virá este ano?

/Design

Tudo o que é referente ao visual e à interface dos aplicativos, tanto no iOS quanto em outros sistemas, como os do Mac, do Watch e da Apple TV. Só há uma sessão escondida nesta categoria e nós achamos que será sobre a nova variação da fonte San Francisco (Mono), que foi usada na identidade visual desta WWDC.

WWDC 2016

/Distribuição

Este assunto aborda os meios de distribuição de apps, como a App Store ou formas empresariais de instalar aplicativos. Difícil imaginar novidades nesta categoria, mas há 3 sessões que a Apple não quis revelar o título.


Fugindo dos rumores, isso é o que se tem de concreto por enquanto. Pode não revelar nada significante ainda, mas já nos dá uma ideia da quantidade de novidades (e o tipo delas) teremos na apresentação desta segunda-feira. A Apple não costuma lançar novos hardwares neste evento, que é voltado exclusivamente para os programadores. Por isso, a grande expectativa fica mesmo em conhecer como será o futuro iOS 10, além dos outros sistemas para Mac, Watch e Apple TV.

O Blog do iPhone fará a cobertura completa em português, fique ligado!

Conteúdo original @ Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo