Aplicativos

Autoridades francesas lançam aplicativo que alerta cidadãos sobre atentados e catástrofes

Depois que se intensificaram os ataques terroristas na França, os aplicativos móveis ocuparam um papel bem importante na mobilização de pessoas e compartilhamento de informações, como foi o caso do Facebook. Por isso, o Ministério do Interior do país acaba de lançar um aplicativo para iPhone com a função de alertar e orientar os cidadãos em casos de alertas públicos.

Não é de hoje que a França vive este clima de cuidados. Há anos se vê o exército em lugares públicos, e os franceses costumam usar em massa este tipo de ferramenta, como forma de proteção coletiva.

O app se chama SAIP, iniciais de Système d’Alerte et d’Information des Populations (sistema de alerta e de informação à população) e faz exatamente isso: além de dar o alerta quando acontecer algo perto de onde a pessoa está, também informa o que fazer nos diferentes casos.

SAIP

A orientação à população nesses casos é muito importante. As autoridades querem evitar, por exemplo, que as linhas telefônicas de emergência fiquem lotadas de gente perguntando o que está acontecendo e por isso o app sugere que em casos assim a pessoa nunca ligue para polícia, SAMU ou bombeiros, a não ser que seja realmente necessário.

Ele usa a geolocalização para determinar se o usuário está em uma zona de risco. Além de atentados terroristas, o app também alerta sobre acidentes nucleares, vazamentos de produtos perigosos, ruptura de barragens e outros tipos de catástrofes nas quais a população precisa ser avisada. É um canal direto que o governo cria com a população, para que a reação seja mais eficiente em casos de emergência. A ideia é ser um complemento a outros dispositivos que já existem há anos, como sirenes e rádio.

O app serve exclusivamente para pessoas que vivem na França ou que estejam visitando o país. Ele pode ser baixado gratuitamente neste link e só possui versões em francês ou inglês.

Botão Voltar ao topo