Notícias

Mapas da Apple poderão ser incorporados em páginas web

Há tempos os desenvolvedores já podiam incorporar os Mapas da Apple em seus aplicativos, mas não podiam fazer o mesmo em páginas de internet. Isso porque a Apple nunca disponibilizou uma API que permitisse a incorporação fora de dispositivos da maçã.

Isso parece que irá mudar a partir da WWDC 2016. O site especial do evento traz justamente um mapa interativo incorporado.

O site icloud.com já usava os mapas para a função Buscar Meu iPhone no navegador. Mas não tinha como pegar o código e usar em outro site, por exemplo. Agora, a estrutura que a Apple está montando demonstra que ela provavelmente está trabalhando em uma API web aberta do MapKit, para ser usada em qualquer site. Uma prova disso é que um desenvolvedor belga já até montou uma prova-de-conceito de um site com os mapas. Ele deu o sugestivo nome de Fruity Maps.

O que isso significa? Que a Apple continua com a intenção de montar uma plataforma de mapas universal, para competir com o Google. Depois do conturbado lançamento em 2011, os mapas da maçã foram melhorando e ficando mais completos. Porém, muitos de seus serviços, como o Flyover e os trajetos de transportes púbicos, ainda são limitados a poucas regiões.

É bem provável que a nova API seja apresentada no dia 13 de junho, na abertura da WWDC 2016.

Botão Voltar ao topo