Notícias

Apple anuncia a 3ª geração da linguagem Swift para o final deste ano

A linguagem de programação Swift foi anunciada na WWDC de 2014 e prometia a criação de aplicativos mais leves e performáticos, de forma mais fácil e rápida. De fato, caiu no gosto dos desenvolvedores e até o Google já está cogitando adotá-la como linguagem nativa do Android, visto que ela é Open Source (apesar de ser criação da Apple).

A maçã anunciou hoje que já está preparando a terceira geração do Swift, a ser lançada definitivamente no segundo semestre deste ano.

As novidades prometem ser grandes, pois o código não será mais compatível com o Swift 2. Isso significa, em termos práticos, que dispositivos mais antigos que não recebam o iOS 10 (a ser lançado em setembro) provavelmente não poderão atualizar aplicativos que sejam escritos na nova linguagem.

Segundo o blog oficial, está sendo elaborado também um Swift Package Manager, para gerenciar pacotes entre plataformas. No início, este gerenciador estará disponível para Darwin e Linux.

via Swift.org

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • iLex, acho que a incompatibilidade do Swift 3 trabalhar junto com o 2 não afeta a compatibilidade do aplicativo compilado com uma versão mais antiga do iOS. O Xcode continua incluindo as bibliotecas necessárias para o aplicativo rodar caso seja baixado em sistemas anteriores, e pessoalmente acho que isso tornaria a adoção do Swift 3 baixíssima, pois é um tiro no pé para qualquer desenvolvedor tornar seu aplicativo incompatível com dispositivos mais antigos.

    Eu gosto muito do Swift, mas é realmente bastante chato essa mudança constante na linguagem. A versão 3 traz diversas mudanças bobas que exigirão um grande retrabalho por parte de todos os desenvolvedores, por alterações que (ao meu ver) além de não serem intuitivas não trazem vantagens alguma (não vou dar exemplos pra não ficar técnico e chato! Se alguém tiver interesse é só falar! ?).

    Escrever em Swift é uma delícia, mas é um inferno toda vez que resolvem alterar a sintaxe. A gente aprende, se acostuma e… mudam! Decidam-se!

    • iLex, confirmando o que eu disse: o Swift original era compatível com o iOS 7, que era anterior ao lançamento da nova linguagem. Desde que o app não use nenhuma API nova exclusiva do novo sistema, o app criado com Swift 3 deve rodar tranquilamente em dispositivos com iOS anteriores ao 10. 😉

    • Carlos Frederico

      Oi Gui, tudo joia? Poderia me dar esses exemplos?
      Eu estudei Swift 1 e 2. Não vi diferenças gritantes. Na realidade eu A-D-O-R-O essa mudança constante, desde que seja sempre para melhores. Muitas vezes não vemos grande coisa, mas a mudança feita pode ser fundamentalmente crucial para novas otimizações, por exemplo.

      Quero muito desenvolver um app… mas tempo está bem curto 🙁

    • Felipe Fujiy Pessoto

      Exato, no blog eles dizem: “not source-compatible with Swift 2.2”. O que isto significa é que um programa escrito em Swift 2.2 não será compilável no 3, pelo menos sem adaptações.

      Em geral, dificilmente uma linguagem não será compatível com alguma versão de qualquer OS que seja.

  • Já existe alguma IDE para Linux que faça debug e compile o código e que conheça a sintaxe do Swift?

  • Já existe alguma IDE para Linux que faça debug, compile o código e que conheça a sintaxe do Swift para auxiliar na programação?