O novíssimo Galaxy S23 Ultra é mais lento que o iPhone 13 não-Pro
Este mês, a Samsung anunciou seu novo modelo da sua linha topo de gama, a versão em tela grande do melhor e mais moderno celular que eles tem para oferecer: o Galaxy S23 Ultra.
Mas os primeiros benchmarks mostram que a coreana ainda não consegue atingir o alto grau de performance dos dispositivos da Apple. Inclusive de iPhones lançados em 2021.
Novo Snapdragon 8 Gen 2 overlockado
Não dá para dizer que o processador do novo S23 seja pouca coisa.
Muito pelo contrário, estamos falando do Snapdragon 8 Gen 2, que é o processador mais potente que a Qualcomm fez até hoje. E para dar ainda mais poder, a Samsung fez um “overlocking” da CPU e GPU, para oferecer um desempenho melhor do que outras fabricantes.
Porém nem todo esse esforço parece ter sido suficiente para bater os chips da Apple, que há alguns anos dominam a performance no mundo dos processadores para dispositivos móveis.
Pelo menos é a conclusão que se chega com os resultados obtidos em um dos mais conhecidos benchmarks, o Geekbench 5.
Atrás até mesmo do iPhone 13
Alguns resultados que já estão sendo divulgados mostram que o novo Samsung Galaxy S23 Ultra obtém notas por volta de 1.537 no single-core e 4.927 no multi-core.
São números bastante altos, mas como ficam comparados com outros? Veja os gráficos:
Nos resultados em single-core (que abrange a maioria das tarefas do dia a dia do celular), até mesmo o iPhone 13 mais simples tem melhor desempenho. E isso que estamos comparando um modelo de 2021 conta outro de 2023.
É notório que a Apple tem se distanciado dos concorrentes já há alguns anos em matéria de performance de processadores. Um dia isso mudará e outro aparecerá com chips mais rápidos? Muito provavelmente sim, pois é assim que progride o mercado há décadas.
Mas enquanto isso não acontecer, destacaremos aqui essa grande vantagem da Apple.