Comparativos

Tabela comparativa entre o iPhone XS, XR e X

Diferença nas telas

Uma das maiores diferenças entre o 10S e o 10R é a sua tela.

O do modelo mais caro é feito de OLED, enquanto o segundo traz uma LCD clássica, mas que segundo a Apple “é a mais avançada da indústria, com um novo design de retroiluminação que possibilita ampliar a tela até a borda, acompanhando a curvatura dos cantos“.

Se colocar as duas lado a lado provavelmente você notará uma diferença entre elas, principalmente no que se refere ao contraste.

Mas ela promete ser melhor que a tela do iPhone 8, então, se você estiver acostumado a usar qualquer iPhone anterior ao X, vai sentir uma evolução.

A resolução 1792 × 828 pixels do iPhone 10R é menor que a de vídeos Full HD, o que já fez muitos reclamarem mesmo sem ter pego ainda o aparelho em mãos.

O iPhone 8 também tem resolução menor e ninguém nunca apontou isso como uma razão para não comprar o aparelho, então para a enorme parte dos usuários, isso não fará diferença nenhuma. Nenhuma mesmo.

Detalhe: tanto o 10R quanto o 10S Max apresentarão a visualização em duas colunas quando o aparelho estiver com a tela na horizontal, como sempre aconteceu com os modelos Plus. Isso não foi aplicado ao iPhone 10 no ano passado e nem ao atual 10S.

Design

Após a fixação de fazer aparelhos cada vez mais finos, parece que a Apple está seguindo o caminho oposto, e a cada geração, eles vão voltando a ficar mais grossos. O 10R é mais espesso que o iPhone 10S/10.

A boa notícia é que o iPhone 10S (XS) tem exatamente as mesmas medidas que o iPhone 10 (X). Com isso, todas as capas feitas para o modelo do ano passado vão caber perfeitamente no novo aparelho.

A única pequena diferença no design é que a parte de baixo do aparelho não é mais simétrica. Três furos extras do microfone (que eram falsos, não serviam para nada além de estética) sumiram e próximo ao local a Apple colocou uma antena.

A moldura externa dos dois modelos também é feita de materiais diferentes. Enquanto a do 10S segue sendo de aço inoxidável (como o iPhone 10), a do 10R a moldura é em alumínio aeroespacial.

A parte traseira de ambos é em vidro, mas parece que a Apple usou um material diferente para cada modelo.

Nas páginas do produto, ela enfatiza que o vidro mais resistente está presente apenas na parte frontal do 10R, não na traseira, como o 10S.

Outro diferencial entre os dois modelos é que se pode notar que as bordas da tela do 10R são levemente mais grossas que as do 10S e 10S Max.

A Apple já explicou que fabricar uma tela LCD com bordas menores e curvadas é um desafio bem mais complicado do que com as telas OLED. Então provavelmente esta foi a borda mais fina que a maçã conseguiu fazer nessa tela.

iPhone XS Max e iPhone XR

Dual SIM

Que lindo, o iPhone finalmente aceita dois chips! Mas calma, porque deve demorar ainda um tempo para esta função ficar disponível para brasileiros e portugueses.

O aparelho aceita apenas um chip físico e o outro está incorporado no interior (eSIM) e para ser ativado, depende exclusivamente de uma operadora compatível.

No Brasil, sabemos que apenas a Claro está trabalhando com esta tecnologia, pois é ela quem dá suporte para a versão celular do Apple Watch. O que não significa que ela irá liberar logo de cara para os iPhones novos. Tudo depende dos acordos que fizer com a Apple.

De modo geral, as operadoras (do mundo inteiro) fazem de tudo para que os aparelhos não aceitem dois chips ao mesmo tempo e nem sejam compatíveis com eSIM (leia: “Operadoras não querem que o chip de celular evolua“).

Por elas, o cliente deveria ficar preso para sempre na mesma empresa, com o celular bloqueado, pagando eternamente a mesma fatura.

Então, a ideia de usar ao mesmo tempo o chip de outra concorrente, com preços menores, é o caos! O próprio presidente da VIVO já chamou o WhatsApp de “pirataria pura“, porque ousa permitir ligações gratuitas sem passar pela operadora.

Então, apesar dos novos iPhones serem compatíveis com o Dual SIM (tanto o 10S quanto o 10R), ainda não sabemos quando poderemos usar este benefício. Mas quem sabe, com essa pressão da Apple, elas não cedam um pouco?


Câmeras

A câmera traseira do 10S ganhou melhoramentos qualitativos em relação a do 10. Apesar de oferecer o mesmo número de megapixels, os sensores maiores e mais rápidos permitem um aprimoramento maior da imagem.

Isto se reflete em imagens melhores em ambientes de pouca luz, fotos em movimento mais definidas e HDR inteligente, com mais detalhes nas sombras.

A Neural Engine de nova geração permite identificar de forma mais rápida os rostos, melhorando o modo Retrato com mapeamento facial mais preciso.

E como a câmera grande-angular é a mesma nos modelos 10S e 10R, todas estas melhorias estão presentes nos dois.

Resumindo: o 10R tem a mesma câmera traseira do 10S, só não tem a segunda lente teleobjetiva.


Resistência à água

O iPhone já é resistente a mergulhos eventuais, respingos e chuva desde o iPhone 7. Inclusive alguns testes mostraram que ele é bem mais resistente mergulhado que seus concorrentes.

Todos os modelos lançados depois do iPhone 7 continuaram com a certificação IP67 (Resistência à água a uma profundidade de um metro por até 30 minutos), mas o 10S ganhou um upgrade nisso.

Ele traz o certificado IP68, que é um pouco melhor aguentando o tranco com 1 metro a mais de profundidade.

Resumindo: se jogarem você na piscina com ele, ou se o aparelho cair dentro da privada, a água não danificará o aparelho.


Esse foi nosso comparativo, para ajudar você a escolher qual modelo se encaixa melhor às suas necessidades (ou para eventualmente decidir que não vale a pena trocar agora o aparelho que você já possui).

Há algumas outras dúvidas relacionadas aos novos dispositivos neste outro artigo.

Página anterior 1 2
Botão Voltar ao topo