Curiosidades

O iPhone 7 é mais resistente à água que o Galaxy S7

A Samsung há tempos investe no seu marketing dizendo que seu smartphone top de linha é resistente à água. Já a Apple sempre foi mais cautelosa, talvez por medo que se crie um novo “gate” caso alguém por acaso tiver seu aparelho estragado pela água. Já no ano passado, o iPhone 6s se mostrou bastante resistente (veja o vídeo), mas a maçã se recusava a citar essa vantagem nas especificações. Era tipo um “bônus” secreto.

Este ano a Apple finalmente assumiu a proteção contra líquidos, mas preferiu adotar a certificação IP67, que protege contra poeira e água, por 30 minutos em uma profundidade não maior que 1 metro. Já o Galaxy S7 tem certificação maior, IP68, que oferece “proteção contra longos períodos de imersão em água e pressão“. Já isso foi suficiente para muitos reclamarem e dizerem que o S7 era melhor que o iPhone 7.

Mas na prática, a teoria é outra. Um vídeo mostra que em testes mais intensos, o iPhone 7 se sai melhor que sua contrapartida sul-coreana.

Pela especificação, o iPhone não deveria aguentar ficar muito tempo em uma profundidade maior que 1 metro. Um YouTuber resolveu testar isso e colocou o aparelho descansando por 5 minutos no fundo de um rio, em diversas profundidades diferentes. E como ele queria causar polêmica, resolveu deixar junto um Galaxy S7, que na teoria resistiria bem ao teste e mostraria como ele é melhor nesse quesito. Veja você mesmo o resultado:

Nos vários testes, ambos resistiram muito bem. Mas para surpresa do rapaz, o Galaxy morreu completamente após 5 minutos submerso a um pouco mais de 10 metros. E o iPhone continuou funcionando normalmente. Claro que ficou com algumas pequenas sequelas, como leves manchas na tela, mas mesmo assim era totalmente operacional. O vídeo, que tinha a intenção de mostrar até quanto resistiria o novo iPhone, acabou não conseguindo mostrar isso, porque faltou comprimento na corda para testar mais.

É curioso o temor que a Apple tem de assumir a real resistência à água do iPhone. Talvez seja medo de que ele seja colocado em situações extremas e isso alimente polêmicas como sempre acontece. Então, ela prefere dizer que suporta menos, para que ninguém se aproveite disso. Nem mesmo a garantia do aparelho cobre danos causados por líquidos, o que mostra extrema cautela quando o assunto é água.

É claro que você não deve mergulhar com seu novo iPhone 7, porque não é certeza que ele irá aguentar. A novidade é mais para ajudar em casos em que o aparelho cai na piscina ou dentro do vaso sanitário, coisas bem comuns no dia-a-dia.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Luis Cesar

    O iPhone ainda virá com uma certificação “resistente a Youtubers.”

    • Anderson Campos

      Boa kkkkk

    • Rodolfo Oliveira

      mitou hahahahah

    • Rodrigo Freijanes

      Pior que isso não é mesmo. Já destroçaram ele todo, de tudo que é jeito. hehe

  • danielnerirj

    Já disconfiava disso, já entrei na agua algumas vezes com o meu 6s e nada aconteceu, era bem provável que o 7 aguentaria mais do que a especificação.

    • Caramba, você é corajoso!

    • Caio Ferreira

      eu tambem já fiz o mesmo com um 6 e não deu problema nenhum. . .

      • Já eu derramei um pouco de refrigerante no meu 6S e foi o suficiente pra aparecer uma mancha na parte superior da tela e em seguida ela começar a ter espasmos, ficar com lag, toda colorida e por fim, morrer.. /:

    • Jayme Ricardo

      Eu já derramei sopa fervendo direto do prato no meu 5S (sem querer claro) e nada, nadica de nada aconteceu com ele !!! só sujeira , mas depois limpei direitinho e tá aqui firme e forte.

      • Fora o mini infarto que vc teve, heheh

        • Jayme Ricardo

          É fora isso kkkkk

  • Rafael Cury

    Sigo esse blog a muitos anos, desde o iphone 4, porém de um tempo pra
    cá, percebi muito tendencionismo nas declarações quando se refere à sua
    concorrente Samsung.
    Se você redator, gosta da apple, ótimo pois
    eu também gosto, bem porque tive todos iphones desde o 4, agora esses
    comentários tendenciosos não fazem bem à prosperidade do Blog. Apenas
    uma dica de quem gosta muito da maçã mas não tenho a mente fechada para
    as tecnologias empregadas pela concorrente, a qual inclusive tem uma
    certificação SUPERIOR à do iphone. Por favor, chego a me ofender e me
    sentir subestimado com esses tipos de matéria.
    Se fosse assim
    entao, significa que a samsung deveria voltar no tempo e apenas
    preencher os requisitos exigidos pela certificação IP67 para ser melhor
    que o iphone? Aff

    • Fabio Correa

      Amigo, aqui é um blog do iPhone.
      Se deseja ler bons comentários sobre a Samsung, melhor procurar um blog da Samsung.

    • Carlos Magno Duarte

      Entendi que, o iPhone se mostrou melhor (pelo menos do teste informado), do que a especificação que a própria Apple toma como verdadeira, e que apesar disso, se mostrou melhor no teste do que o concorrente.
      Desculpe, mas não achei o artigo tendencioso. Entendi apenas como um relato de um teste realizado por um YOUTUBER.

  • Lourenço Sampaio

    Grande artigo, parabéns. Não irei mergulhar propositadamente com o iPhone 7, mas já estou muito mais descansado!!!! “No more visits to the repair technician”

    • Pelo menos no banho e na piscina pode usar sem peso na consciência ! kkkkkk

      • Rodrigo Freijanes

        Só avisando. Uma coisa é entrar calmamente na água. Outra é nadar com ele dentro d’água. Cuidado.

  • Gustavo Rezende

    Esses rápidos mergulhos acidentais já são bem suportados desde o 6, o q eu gostaria era de poder fazer fotos e vídeos embaixo d’água a até 1m de profundidade sem me preocupar se o iPhone vai parar de funcionar.
    Realmente a Apple esconde muito o ouro e não se arrisca neste ponto, mas eu acho q o q ela faz mesmo é “guardar” recursos para os próximos lançamentos, ou seja, poderia ter este nível de proteção a muito mais tempo, mas pra q lançar um celular com todos estes recursos se os atuais já vendem muito bem?
    Então ela vai segurando estas melhorias e soltando aos poucos em cada versão nova para os consumidores sentirem q o produto evoluiu em vários aspectos em relação ao modelo anterior e assim alavancar as vendas.

    • Carlos Frederico

      Na verdade não é nem questão de esconder o “ouro”: é se precaver com a idiotice dos usuários. Usuário, por si só e eu me incluo nessa, é idiota por natureza não no sentido ofensivo, mas pela ignorância natural. Nivelar sempre por baixo vai ser melhor. Um exemplo real disso são as construções civis sérias: a resistência dos prédios é sempre quase o dobro da indicada: não dar a menor chance para a imprevisibilidade, afinal, como diz o nome, não se tem controle sobre o imprevisível. A única alternativa é diminuir as chances de chegar no imprevisível.

      E isso é o que toda empresa deveria fazer. Eu, como entusiasta, não me importo se a Apple menciona que o iPhone X é inquebrável, não risca e é a prova d’água: eu vou continuar usando capinha e evitando o máximo possível de molhá-lo. Isso chama-se bom senso, algo que não é inerente à massa de usuários, infelizmente.

      • Felipe

        Concordo, mas… devemos concordar que eles provavelmente já tem todas as “”inovações”” do iPhone 7s prontas e só não colocam no 7 pra vender mais ano que vem. É assim com todas as empresas….

        • Carlos Frederico

          Concordo com o seu ponto, mas não é tão simples quanto a gente pensa “só para vender mais e mais”.

          Vamos analisar o aspecto técnico e de experiência: você usaria/compraria um produto novo que possua as mesmas inovações, sendo só um pouco melhor que o anterior? Ou melhor, você ficaria com o mesmo aparelho durante 5 anos?

          O problema é muito mais embaixo e dá para colocar milhares de variáveis e, inclusive, achismos (o que é normal do ser humano) nesse aspecto da inovação.

          Mas pensemos pelo lado industrial e técnico: a inovação surge através da pesquisa e se consolida após anos de teste. Não é algo do dia pra noite. Por isso por mais que as empresas possuam ideias inovadoras, a aplicabilidade delas leva anos para se tornarem viáveis. Ideia inovadora qualquer um tem, mas poucos possuem culhões para botar para funcionar. E pouquíssimos possuem poder para disponibilizar para milhões de usuários sob uma experiência real, prevendo até o imprevisível.

          Por isso eu fico enjoado de ler os comentários da massa não-pensante. Falam que querem mais inovações e não fazem a menor ideia do quão tecnicamente é complexo. E por isso que a Apple deita e rola na “magia”: ela pega a inovação e transforma em experiência prática. O usuário não quer saber que ele precisa ligar o bluetooth do aparelho para conectar o AirPods dele. Ele quer ligar o AirPods e ver o iPhone dele “mandar ver no som”.

          Desculpe se ficou longo, seu questionamento acabou me fazendo desabafar aqui risos!

          • Felipe

            Hahaha, eu concordo com tudo que você disse
            É quase certo que essas “inovações guardadas” que eu mencionei recebem melhorias até serem lançadas, mas o que eu não consigo deixar de pensar é que provavelmente o iPhone “7S” já tem suas novidades aí, que se a Apple quisesse talvez conseguissem colocar no 7 logo, mas que que custa guardar pro próximo, né? É porque sente que falta algo, as novidades desse são ser a prova dagua, camera melhor, bateria melhor…. aquela coisa da Apple que trazia algo diferente sumiu. Agora é só mais uma trazendo melhorias no processador a cada ano.

            E sobre o último paragrafo, eu concordaria, até um ano atrás. Eu tive um Motorola Defy (dark times), e era tudo horrível, ai eu fui pro Windows Phone procurando um pouco mais dessa praticidade (que eu sabia que tinha na Apple, mas né, precinho alto), e tipo, até achei, mas o WP carecia de muitas coisas de terceiros. Aí meu lumia deu defeito e eu comprei meu Galaxy A 2016, e encontrei outro sistema, algo muito mais iOS nesse sentido de praticidade, sabe? É tudo quase tão prático quanto no iPhone. A Apple ta dormindo no ponto, eu tenho até medo do que pode acontecer por ela se a concorrência seguir assim, com a Apple só buscando esses “aperfeiçoamentos”

  • Apple Rainha, Samsung Nadinha!

  • Jonas

    O iPhone 7 aguenta 30min. , ou 30 segundos?

    • Minutos. Erro de digitação. 🙂

  • Alex Bastos

    Acho que o “resistente à água” é só pra não indicar com 100% de certeza que é à prova d’água (porque realmente não é). Me impressionei com a profundidade; dá pra ficar numa piscina de boa com o celular.

  • Paulo Ricardo

    Bom dia gostaria de sabe se alguém aqui já comprou o seu iphone 7 em alguma loja ?
    em Orlando por exemplo

    • Michel_Fred

      Oi, eu comprei e pedi para entregar no hotel que minha amiga vai semana que vem. Acho que isso ou pickup são aa melhores opções para não correr riscos de falta de estoque.

  • VM

    ILEX vocês não vão postar nada sobre a primeira impressão de vocês?!

    • mariana

      provavelmente ainda estão fazendo os testes.

  • Rafael Ribeiro

    Amadores. Me lembro da notícia de um Lumia 800 que ficou meses no fundo de um lago, e quando foi achado, secaram e ele ligou normalmente e a pessoa ainda ficou usando por mais muito tempo hahahah

    • Gustavo Zanandrea

      Ok . Posta aí o vídeo então para gente ver….?

      • Lucas L.

        Cara, só colocar no Google: “nokia lumia meses lago”

      • Rafael Ribeiro

        Matéria antiga já. Não me lembro nem onde vi. Achei até engraçado é fiquei zoando uns amigos pois na época tinha um Lumia 1020

    • Vinicius Alves

      Também tem notícias de iPhones encontrados no fundo do mar por meses e sobreviveu. Até virou notícia aqui no blog, um iPhone 5c. Nesse caso, realmente foi pura sorte + fato dele estar desligado, provavelmente.

  • Doctor Taliesin

    Olá BDI! Vocês poderiam falar sobre as novas vozes da Siri? Felipe, Felipe aprimorado e Luciana aprimorado?
    Configurei a Siri para dizer o nome do contato caso eu esteja no carro com Bluetooth ou usando phones via P2, mas até agora não funcionou.
    E please, please, please: façam um tutorial ensinando a desbloquear o iPhone usando apenas o Touch ID, pois eu não aguento mais ler gente por aí dizendo que não gostou do iOS 10 por conta da necessidade de pressionar o botão home e que eles vão estragar mais rápido agora… ?

    • Sandro Moraes

      Fácil… Ajustes > Geral > Acessibilidade > Botão início e ative “Mantenha o Dedo para Abrir”

      • Doctor Taliesin

        Eu não fiz uma pergunta. Fiz uma sugestão de pauta embasada no porquê ela é importante ?

    • Carlos Magno Duarte

      Pra mim essa opção aparece inativa…

    • Tomás Batistone

      Onde você encontra essas novas vozes da Siri?

      • Doctor Taliesin

        Assim:
        Ajustes > Geral > Acessibilidade > Fala > Vozes > Português.
        Lá você vai ver em PT-BR Luciana e Felipe. Baixa o Felipe. Depois entra em Luciana e baixa a “Luciana Aprimorada”.

        • Tomás Batistone

          Obrigado

        • Tomás Batistone

          Por algum motivo não consigo baixar a voz do Felipe. Só a voz aprimorada da Luciana.

  • VInicios

    Deixar aqui um relato do que acabou de me acontecer e que pode acontecer com mais alguém:
    Na atualização para o IOS10, assim que reiniciou me perguntou se eu queria aumentar a segurança ativando a verificação de 2 fatores, a qual envia um código para outro dispositivo para impedir acesso indesejados, pensei comigo mesmo, se é mais seguro, eu quero sim, mas na hora nem me atentei sobre o que veio em seguida: Hoje perdi o meu iphone, quando fui acessar o icloud para localiza-lo, após digitar a senha do meu icloud pediu para eu inserir o código de verificação que foi enviado para meu iphone, que por sinal estava perdido e eu justamente estava tentando localiza-lo… Eu quando ativei este recurso, pensei que o mesmo so seria necessário caso eu tentasse associar minha ID a outro dispositivo para baixar alguma coisa ou então restaurar algum backup, não imaginei que para rastrea-lo eu iria precisar disto…

    • Michel Arroyo

      Eu ativei a verificação em duas etapas também e imprimi a chave de recuperação que foi criada e adicionei meu iPad nos dispositivos confiáveis, justamente pensando nisso.

      • VInicios

        Essa chave de recuperação eu nem vi… E eu só tenho o Iphone mesmo…

        • Michel_Fred

          mas nao dizia que seria enviado para “outro dispositivo”? e vc só tem o iphone…

          entra em contato com suporte

          • VInicios

            Verdade, falava que seria enviado para outro dispositivo, entretanto, achei que este recurso so seria necessário caso eu fosse vincular outro dispositivo ao meu icloud, tipo quando eu comprasse um novo iphone e fosse ativa-lo ou então tentasse baixar algum aplicativo em outro aparelho… Jamais imaginei que para logar no icloud precisaria…

    • Ailton Cardoso Junior

      Boa tarde amigo, creio que aconteceu algum equívoco. Uma vez ativado a verificação de duas etapas o site do icloud pede o código de verificação sim, porém se você está sem o aparelho tem algumas opções logo embaixo do código, tendo uma opção justamente para rastrear o aparelho. como pode ser visto no anexo. Espero ter ajudado.

      • VInicios

        Após clicar no não recebi o código apareceu a opção de receber a ligação com o código, sendo que o numero cadastrado é o mesmo que estava “perdido” então corri na loja da VIVO e solicitei um novo chip com o mesmo numero, coloquei em outro celular e recebi a ligação e consegui acessar. Estava nos Correios, esqueci la… menos mal que resolveu, mas deu um susto…

  • Fabio Freitas

    Será que rola tirar umas fotos de baixo d’agua na piscina??

    O medo de dar zica sempre vai existir kkkkk

    • Felipe

      quando eu tinha um z3 eu jogava ele na piscina só pra dar susto nas pessoas, era a única utilidade que eu via pra ser prova d’água huheua

    • Michel_Fred

      pelos videos de testes, rola sim rs

  • Rodolfo Oliveira

    Agora minha irmã pode ser ela mesmo, deixando o aparelho cair sem querer na privada.

  • Gabriel Borges

    É Sério essa matéria ? Engraçado que TODOS os canais que fizeram o teste, ambos aguentaram 30 Minutos de baixo da agua e o + engraçado ainda, é que, esse é o mesmo canal que no DROP TEST cortou o vídeo na hora da queda do S7 e o S7 simplesmente apareceu quebrado. Rsrsrs
    Ilex, Melhore.

    • Vinicius Alves

      O EverythingApplePro é um canal que a anos faz tudo quanto é tipo de teste, inclusive ele é responsável pela popularização de alguns “gates” dos iPhones. Creio que isso dê crédito suficiente para ele para poder aparecer aqui. Além disso, assisti algumas vezes e não vi nada de suspeito no teste. Agora, já que tocou no assunto dos drop tests, você realmente leva a sério o resultado do que vê ali? Seja no canal que for, as variáveis presentes em um teste de queda são infinitas, é impossível fazer um teste sem equipamentos de laboratório que seja 100% justo e que realmente compare a verdadeira resistência de dois aparelhos.

      • Gabriel Borges

        Não estou reclamando do teste em si, e sim do titulo, já que diversos outros testes, comprovam ao contrário, agora só pq 1 S7 FLAT que ele mesmo fez o teste, PROVA que ele é menos resistente que o Iphone 7 ? O Próprio canal já fez o teste de agua com o S7 e ficou 30 Minutos com ele, funcionando normalmente.
        E eu mudando de assunto pro drop test? Se você entende inglês olha o tanto de comentários em inglês do pessoal falando do corte e do nada o S7 aparece quebrado. Contra os fatos, não ah argumentos sobre o drop test………
        Posso fazer um canal mega famoso da concorrente, e faço uma coisinha ali e outra pra entrar agua no aparelho. Rsrsrsrsrs

        • Michel_Fred

          30 min na mesma profundidade?

  • Bruce Rules

    Então se o sansung estiver explodindo e pegando fogo, não adianta jogar na água ?

  • Matheus Rodrigues

    No primeiro mergulho a lata vai com uma presilha e um mosquetão. Quando volta do mergulho, está com duas presilhas, meio suspeito isso.

  • Duane

    Está fácil assim? É só ver um teste com um aparelho de cada e já podemos cravar resultados?
    Ahhhh se provar as coisas fossem tão fáceis assim!!!!

  • Gui Carbone

    Não seria “Mas na prática, a historia é outra.”?

  • Ruy Caribe

    Meu bom e belho Iphone 4 Parece um trator, já caiu em piscina, privada, pia, balde o cidadão até hoje firme e forte na luta. Tudo bem que depois disso tudo só carrega desligado, mas é um mito!