Dicas

Perguntas e respostas sobre o iOS 12, os novos iPhones e o Apple Watch Series 4

Como sempre acontece, diversos leitores estão nos fazendo perguntas sobre os novos produtos apresentados esta semana. Por isso, para facilitar para todos, resolvemos reunir grande parte delas em um único artigo, para que todos sejam beneficiados. Se você tiver alguma que não faz parte da lista, pode fazê-la nos comentários. 🙂


Eu tenho a versão GM do iOS 12 instalada. Como faço para instalar a versão final quando for lançada?

Não precisa. De fato, a versão GM já é a versão final, então quando o iOS 12 for liberado oficialmente (no dia 17), você já vai ter aquela versão instalada. Já aconteceu da Apple lançar uma versão .0.1 na data de lançamento, por causa de alguma mudança de última hora. Mas nesse caso, esta atualização aparecerá no seu aparelho.

Você pode apagar o perfil do beta nos Ajustes, caso não queira mais receber os próximos betas (12.1, 12.2, etc).


Instalei a versão GM mas não consigo visualizar o Waze no CarPlay. Cadê?

O iOS 12 passa a permitir que navegadores de terceiros rodem no CarPlay do carro, mas isso depende exclusivamente do desenvolvedor de cada aplicativo. A Apple fez a sua parte, agora resta aos apps incluirem a função em suas atualizações.

Mas antes do lançamento oficial do sistema, ninguém pode atualizar com funções novas. Então tenha paciência e espere o lançamento oficial, no dia 17 (isso serve também para o app Atalhos).


Como eu faço para ter um resumo das novidades que virão no iOS 12?

A gente facilitou isso para você neste link. Boa leitura!


Há já alguma previsão de quando os novos iPhones estarão à venda no Brasil?

A Apple não incluiu nosso país na lista dos primeiros a receberem os novos modelos. Geralmente eles chegam por aqui em novembro, mas não existe uma data certa.


Por qual preço virão os novos iPhones para o Brasil?

Em nosso país é impossível prever com muita antecedência a que preço virá o iPhone. Nossa política cambial é extremamente instável, principalmente em épocas de eleição, e sempre fomos dependentes do preço do dólar para qualquer produto importado. Se considerarmos que os novos iPhones só serão lançados em nosso país em novembro, até lá muita coisa pode acontecer, e os preços dispararem.

Por isso, se alguém disser que pode “revelar” os preços com um mês de antecedência do lançamento, estará mentindo e há sites que fazem isso para atrair leitores.


O iPhone XS é igual ao iPhone X, não mudou nada!

Engraçado como todos os anos a história se repete, principalmente quando é lançado um modelo “S”. Foi assim no iPhone 4S, no 5s, no 6s e no 8. Sempre ouvimos comentários do tipo “esse 4S tá igual ao 4, não mudou nada!“. Mas depois de um tempo se percebe que o melhoramento interno de processadores e componentes fazem realmente diferença. Hoje não dá para negar que o 4S foi melhor que o 4, ou que o 6s é mais performático que um 6. Então tenha paciência, que houve melhora sim e o tempo lhe mostrará isso, principalmente quando os desenvolvedores começarem a fazer aplicativos otimizados para o novo processador.


A diferença da tela OLED para a LCD é tão significante assim?

Depende do seu gosto. A tela LCD é ótima e por anos foi padrão nos iPhones, nos atendendo muito bem. Claro que, visualmente, a tela OLED causa mais impacto, principalmente quando colocadas lado a lado. Nela, os pixels pretos são desligados, o que representa economia de bateria principalmente em temas escuros. Mas a Apple promete que esse novo LCD (Liquid Retina) tem cores mais fiéis que os outros.

Vale a pena pagar (bem) mais pelo OLED? Aí vai depender do seu bolso.


Vale a pena eu trocar meu atual iPhone X pelo novo XR?

Se você está feliz com seu iPhone X, não há porque trocar. Ele, apesar de ter sido descontinuado, é um ótimo aparelho e vai lhe ser útil por vários anos ainda.

O XR não tem tudo o que o X tem. O novo modelo não oferece 3D Touch e nem tela OLED. A câmera traseira não possui a teleobjetiva, o que impede de fazer zoom óptico que mantém a definição da imagem. Em compensação, a tela do XR tem um tamanho levemente maior e processador mais avançado (A12). A decisão vai depender do seu bolso.


Por que a Apple tirou o 3D Touch do iPhone XR?

Não há uma explicação oficial, mas é bem provável que ela tenha feito isso para poder melhorar a tela LCD. O 3D Touch sempre foi um recurso interessante, porém limita muito a evolução das telas, porque obriga manter um espaço entre o display e o vidro. Eliminando esta característica, é possível criar novas soluções que deixem a tela visualmente melhor para os olhos do usuário.


O iPhone comprado nos EUA vai ser compatível com o 4G brasileiro?

Há uma grande discussão sobre a compatibilidade ou não do iPhone americano com nosso 4G. Mas vamos tentar deixar as coisas claras o máximo possível.

As operadoras AT&T e T-Mobile venderão os modelos A1920 (XS) e A1921 (Max), que são compatíveis com a nossa banda 7 (2.600 MHz). Isto significa que em grandes cidades brasileiras o 4G vai funcionar normalmente. É importante destacar que essa banda 7 tem compatibilidade com todos os modelos de iPhone XS e XR vendidos em qualquer parte do mundo, então se você vive em capitais e grandes cidades, não precisa se preocupar com isso.

O que está pegando é a nova frequência de 700MHz que passou a ser usada para a rede 4G em cidades do interior. Na teoria, a frequência brasileira é a 700 APT, coberta pela banda 28. Porém, o Blog do iPhone já comprovou que há iPhones 5 com o 4G funcionando também com a banda 17 (700b). Apesar de contradizer a teoria, é um fato. Portanto, não é absurdo acreditar que a banda 17 funcione também no Brasil para captar a rede 4G de 700MHz, pelo menos com a TIM (que foi a operadora testada por nós).

Claro que só teremos a resposta definitiva quando o aparelho chegar ao Brasil, mas não é possível afirmar, atualmente, que os modelos não serão compatíveis com nossa rede de 700MHz.


A função eletrocardiograma do Apple Watch vai funcionar no Brasil?

Esta é uma pergunta que só poderemos responder com exatidão quando tivermos o novo dispositivo em mãos, em nosso país. A página em português da Apple excluiu qualquer menção à função, o que sugere que ela não ficará ativa para brasileiros. Isso porque qualquer equipamento com funções médicas precisa da homologação da Anvisa para ser vendida no país. Fica a pergunta se, ao comprar o relógio em outro país, o ECG poderá ser medido aqui ou não.


E o tal AirPower anunciado no ano passado, o que aconteceu?

A Apple parece estar fingindo que não existe AirPower nenhum em atraso. Simplesmente não comenta nada. O produto (que é uma base de recarga para múltiplos dispositivos simultâneos) foi apresentado em setembro do ano passado, com a promessa de ser lançado até o final de 2017. Depois adiaram para 2018, mas há indícios de que ele seja atrasado mais uma vez para o ano que vem. Aparentemente a Apple está tendo problemas em fabricar uma versão estável do produto.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Pra mim foi mancada não ter 3D Touch no Xr
    Acho que foi proposital pra acabarem comprando o Xs

    • Luciano Assunção

      Acho que não foi esse o caso, até pq a maioria das pessoas não usa o 3D Touch pois não conhece onde ele funciona ou não. Para ser sincero, eu acho que é um pouco dispensável, eu uso praticamente no teclado e para acionar a câmera/lanterna no iPhone X

      • Daniel Vitor

        A maioria das pessoas que conheço, inclusive eu, usam o 3D Touch…

        • Alexandre Pinho

          Eu tbm uso, e muito!

          • André Pelegrini

            Eu tb uso para praticamente tudo:
            – Cinema, ao entrar e passar pelas fileiras posso usar diferentes níveis de luminosidade, assim acho rápido o lugar e não atrapalho os outros com uma luz intensa.
            – Abrir direto a lista de leitura no Safari
            – Abrir direto um modo da câmera ao invés de ter que deslizar entre as opções
            – Criar lembrete direto em uma das listas dentro do app
            – Abrir rapidamente mensagens marcadas no whatsapp
            – Abrir rapidamente umas das opções do app notas
            – E as mais legais da central de controle:
            1 – Acesso pessoal e AirDrop
            2 – Música (passar para a próxima e avançar e trocar a saída de áudio [vale muito para quem usa o bluetooth do carro e entra em lugar que já tem uma caixa pareada]
            3 – Alternar entre cartões do Wallet e ver últimas transações
            4 -TIMER!!!! Essa é o recurso mais legal dentro da central de controle, fácil fácil de colocar um tempo sem precisar abrir o app.

            Aliás, todos esses apps ficam arquivados numa pasta “Extras” que nunca mais precisei abrir para usar os recursos dos apps.

            Mas o Luciano tem razão quando fala sobre a falta de conhecimento da galera. Para se ter ideia vejo muitos usuários que HOJE com iPhones 6, 6S e 8 utilizando o botão virtual do acessibilidade no meio da tela.

            Aí quando vou perguntar o porquê de usarem o pessoal fala que “vi / me ensinaram / aprendi que economiza o botão de home, assim ele não estraga….” pois é… acreditem ou não kkkkkk

            Em X ainda não vi, kkkkkk, mas não duvido que tenha gente usando.

            • Mauricio

              Faltou o multitasking pelo 3D Touch… Uso isso o tempo todo!

            • Nos iPhones sem botão frontal o multitasking não é feito com o 3D Touch e sim com gestos.

            • Mauricio

              Sim! Inclusive a Apple havia removido esse feature no iOS 11… Eu só fiz o update quando retornou. Enquanto eu estiver com iPhone com botão frontal, é um recurso essencial.

            • Alexandre

              iLex, vc sabe dizer se o Apple Watch 4 Cellular comprado nos USA funcionará no Brasil? Pois o modelo 3 só funcionava o europeu se não me engano…

            • Luciano Assunção

              Tenho uma amiga no trabalho que tem o X e usa o botão virtual pois está acostumada haha. Louco né?

            • Saulo Benigno

              Não

            • Luciano Assunção

              Eu acho loucura. Não há o menor sentido de se utilizar o botão virtual em um aparelho que é controlado a gestos.

        • Saulo Benigno

          Qual seu uso? Tenho curiosidade, nunca me serviu de nada, só atrapalha em excluir aplicativo

    • Pedro Leão

      Igual o 5C, que não teve Touch ID, ninguém queria o “menos legal”…

  • Caio Vitor Santos

    Sei q não é bem neste local que deveria perguntar isso, por favor, se tiver um artigo sobre isso me direcionem:
    Armazenando as fotos no fototeca, ao trocar de iPhone, e formatar o iPhone anterior para vendê-lo, como fica minha fototeca?

    • Luciano Assunção

      Se você tem suas fotos no iCloud, ao configurar seu próximo iPhone elas continuarão no iCloud e serão restauração para o iPhone. Só não esquece de verificar se todas elas estão no iCloud e se você tem espaço de armazenamento na nuvem o suficiente para todas as suas fotos.

      • Caio Vitor Santos

        Luciano, muito obrigado pela resposta. Agora eu pago plano de armazenamento no iCloud, anteriormente, quando eu fazia troca de iPhone eu utilizada o backup/restore do iTunes … eu fiquei na dúvida, pq, pelo q sei, quando eu apago uma foto no iPhone, ela automaticamente sai do iCloud, então, caso eu formatasse, eu, teoricamente, estaria apagando as fotos.
        Mais uma vez, obrigado

        • Tiago Pimenta

          Me corrijam se eu estiver errado, mas antes de “formatar” o iPhone, que no caso é restaurar as configurações de fábricas, você precisa desvincular a sua conta, então quando ele “formatar”, sua conta já não está mais vinculada ao aparelho.

          • Mééé!

            Isso mesmo.

        • Ricardo Dantas

          Eu testei recentemente quando troquei meu telefone: a opção de backup via iTunes continua funcionando.
          Mesmo se você fizer backup no iCloud, você pode fazem backup no iTunes também. Não precisa pagar por espaço extra só pra mantes as fotos no iCloud.
          No momento da instalação, você pode escolher por restaurar um backup armazenado no iTunes.
          Eu fiz isso ao passar de um iPhone 6 pro iPhone X e depois de um 5C pro 6.

          Alguém tem alguma observação sobre essa opção?

  • McKoe

    O que a Apple faz com o estoque do X que saiu de linha? Ela recolhe e some com tudo ou repassa para outros?

    • Luiz Felipe

      Ué, ela repassa para as lojas venderem até acabarem os estoques… 👀🤔

  • Rafael

    Tenho um iPhone 8 Plus e ontem atualizei para a versão GM do iOS12. Percebi que o modo retrato não está muito bom. Tinha grande expectativa por conta dos anúncios de melhora nos recortes do assunto principal da foto, porém comparei ontem com outro 8 Plus na versão 11.4, e a antiga está muito melhor. Na 12 o foco fica bem ruim e o recorte também. Reportei no Feedback, porém mais alguém percebeu?

  • Flavio Sartin

    Boa tarde tenho instalado o beta do ios 12, após o evento baixei a versão final que foi liberada mas na hora de instalar da erro, vocês sabem o que pode ser isso?

  • Chico Stopassola

    Ilex!!! O pré-lançamento é amanhã, ou seja, compro o Xs na loja e retiro no dia do lançamento em 21/09? É isso?

    • Se for igual o ano passado, sim. Porém, ainda não se sabe se este ano a Apple vai permitir retirar na loja ou só oferecerá opção para enviar para um endereço físico. Cada ano ela faz diferente.

      Minha sugestão é reservar um hotel antes da pré-venda, para ter um endereço na manga se precisar.

  • Luciano Frois

    Quanto à compatibilidade dos novos iPhones comprados nos EUA com o 4G brasileiro, a informação dada não contradiz com outro artigo do BDI de que o apple watch comprados nos EUA não seria compatível com o nosso 4G justamente porque não suporta a banda 7? A lógica não seria a mesma?

    • Não, a lógica não é a mesma. Só a Claro suporta o Apple Watch e portanto depende muito da rede dela.

  • Matheus Dias

    Meu tempo de uso está apagando os dados quase que diariamente, entrei no beta e ontem apareceu a versão GM e eu atualizei, mas ele já vinha apagando os dados uma semana antes, como resolver isso?

    • Flavio Sartin

      você conseguiu instalar normalmente? eu tinha o beta e ontem baixei a versão liberada e não hora de instalar da a mensagem não foi possivel atualizar ocorreu um erro ao instalar o ios 12, imagina o que pode ser?

      • Skinny

        Flavio, instalei ontem normalmente. Qual o seu aparelho?

  • felipe

    Para quem ta pensando em trocar, da pra descobrir a banda do 4g que está sendo utilizada na sua região: so ligar para *3001#12345#* e clicar em “serving cell info”. No “freq band indicator” não pode estar a banda “27”. Acho que é isso.

    • Jonatas

      Fiz isso no meu aparelho, apareceu = -2009594751 o que significa?

      • felipe

        Que você esta utilizando a banda 3, que é compatível. Parece que o problema são cidade menores que só usam banda 27 e 28. Mas isso precisa de maior confirmação.

        • Jonatas

          Será que comprando os novos modelos na EUROPA teremos problemas?

          • Marcelogfc

            Todos da europa irão funcionar na banda 28 aqui do Brasil

            • Jonatas

              Certo, valeu, uma dúvida: existe algum problema com relação ao nosso 4G nesses modelos ainda não homologados pela Anatel ?

            • Marcelogfc

              Nenhum problema.

            • Jonatas

              Tirando o preço heheheheheh…blz obrigado!

    • Marcelogfc

      o meu apareceu o número 7 – estou em Campinas

    • Lucas Gouveia
      • Valter Ide

        tem operadoras utilizando a frequência de 1800MhHz (banda 3) também. Me parece que a Tim é uma delas. No futuro devermos ter 4G nas bandas 3 (1800MHz), 7 (2600MHz) e 28 (700MHz APT).
        Hoje todas as operadoras tem licença para utilizar o 4G na banda 7 e banda 3 (nesta banda elas só precisam decidir o que fazer com os serviços que estão ofertando lá – é da época do 3G/GSM). Na banda 28 a Oi é uma das que não adquiriu licença para oferecer serviços então quem tem conta na Oi não deve conseguir usar 4G onde a Oi não tiver sinal 4G na banda 3 ou 7….

    • serginho

      No meu aparece 7 – Dourados-Ms

  • Geraldo Rezende

    Brasília virou interior, kkkk
    Em Brasília a banda 28 já está sendo utilizada em conjunto com a banda 7 onde a banda 28 é usada para velocidades maiores no 4G.

  • Fernando Machado

    Queria saber qual a magica que a Apple fez para colocar o modo retrato no XR só com uma lente! Porque não liberam essas funções para os iPhones de 4,7 polegadas? Aproveitando, alguém conhece algum app que faça esse modo no iphone 7 com boa qualidade? Obrigado!

    • Leonardo Souza

      A mesma que o google fez com os Pixels que sempre tiveram só uma lente fazem o modo retrato melhores que os iphones X

    • Henrique A.

      Em vez de fazer o efeito bokeh com o conjunto “ótico + software”, o XR vai fazer o desfoque somente via “software”. Acredito que os processadores mais recentes, como os do i7 e i8 também conseguem fazer isso tranquilamente. Mas acho que a Apple vai inventar alguma desculpa esfarrapada e liberar somente para o XR.

  • Luan

    Eu uso o 3D Touch demais no meu iPhone. Principalmente para espiar as conversas,notificações,tweets,e para expandir imagens. É muito útil !!! Vai deixar saudades. É uma pena.

    • Skinny

      Só tiraram do Xr, todo o resto ainda possui.

      • E ainda assim todos esses recursos serão alcançados com um segurar do dedo por 2 segundos sobre o que desejar, no lugar de pressionar mais forte é só deixar o dedo por mais tempo no Xr.

  • Rafael, realmente a parte do LTE não funciona no Brasil. Foi assim com o Series 3 também.

    • Edu

      O LTE funciona no Brasil, mas apenas pela Claro (por enquanto?) e com o modelo europeu dos relógios (Series 3). Provavelmente a mesma coisa com os novos.

      • Derek

        O modelo vendido no Brasil é o modelo do mercado Japonês.

  • Renê Guariglia™

    Os novos iPhones comercializados em Portugal serão compatíveis com as redes 4G brasileiras? Já há alguma informação? Obrigado

    • Como respondido no texto, todos os modelos mundiais possuem suporte à banda 7, compatível no Brasil, assim como a banda 17. O modelo europeu (que é vendido em Portugal) também possui suporte à banda 28.

      • Jonatas

        Não querendo ser repetitivo, MAS vou comprar o meu lá na Itália em Outubro, então sem problemas com relação ao 4G certo? Devo apenas pedir o modelo FULL PRICE ?

        • Marcelogfc

          Exatamente

  • Eduardo di Grazia

    E o LTE Global no Apple Watch 4?

    • Valter Ide

      Ainda não veio…o LTE no Apple Watch 4 é como no 3: o modelo americano não suporta banda 3/7/28.

  • Raphael Murta

    Eu queria saber era se aquela função de controlar o foco será liberada para iPhone X também…

    • Não será.

      • Raphael Murta

        Isso é realmente uma pena, foi uma das poucas coisas que me encheu os olhos no iPhone novo, pela primeira vez desde o primeiro iPhone não tenho aquela vontade absurda de trocar como faço todo ano, trocaria apenas pelo Xs Max, mas, ainda sim, sem muita novidade, infelizmente.

      • Mas não foi dito que o Iphone X seria um smartphone que receberia novas funções de software que não existiam no lançamento do mesmo pois seu hardware cobriria os avanços tecnológicos dos próximos anos? Essa função de controlar o desfoque e vários outros aprimoramentos da câmera são recursos de softwares, não acho que o hardware do Iphone X tenha se defasado tanto em 1 ano para não ser capaz de fazer os processamentos necessários nas imagens como os novos fazem. É mais uma questão de manter recursos novos nos novos modelos para empurrar discretamente um desejo de atualização de hardware em boa parte dos usuários.

  • Breno

    Por conta da tela maior, o iPhone Xr divide a tela em dois para contatos, iMessage e outros que nem os modelos Plus e Max? Os aplicativos também viram na horizontal?

  • Lucas Gouveia

    Olá Alex! Boa tarde!
    Eu moro na cidade de Jundiaí/SP, comprando o modelo americano o 4G vai funcionar por aqui?
    Obrigado!

    • Valter Ide

      várias respostas acima sobre isto, resumindo:
      o modelo americano não tem suporte para a banda 28 (700MHz APT) mas tem para banda 3 e 7. Estas 2 bastam para voce se conectar ao 4G. O problema é que se em Jundiai houver sinal na banda 28, seu celular americano não vai conectar e voce não vai conseguir ter toda capacidade de um celular europeu com as bandas 3/7/28.

  • Vinicius

    Estou na versão iOS 12 Golden Master, e não estou conseguindo habilitar conteúdo explícito no Apple Music. Alguém com o mesmo problema, ou que conseguiu resolver??

  • Marcelo Julião

    E os novos AirPods? Alguma referência sobre os carregadores rápidos para os iPhones novos?

    • Skinny

      Nada.

  • Kaique Alves

    A pergunta mesmo que se faz presente é se o descontinuado IPhone X vai ter aquele recurso legal de controlar a quantidade de blur do modo retrato ou se isso é atrelado ao novo processador e por tanto não teria como implementar no X, não vi nenhum site falando sobre

  • Bruno Lima

    Acho que a discussão sobre a tela não se resume apenas a OLED vs LCD. A resolução do iPhone XR sequer é 1080p, tem menos pixels até que o iPhone 8 Plus. Resta ver na prática como será, mas se eu tivesse o iPhone X, como alguns comentaram acima, jamais cogitaria essa troca pelo modelo R.

  • Paulo Henrique

    Essa sopa de letrinhas que a Apple fez com o nome dos novos aparelhos eu não curti nem um pouco. Xr, Xs, Xs Max, pra mim isso parece versões de carro.

  • Alguém sabe me dizer qual é o horário de Brasília que vai abrir a pre venda dos iPhones novos na Store do Canadá?

  • Vander Vieira

    Estranho…. eu instalei esse último beta uns dias atrás… agora do nada o iphone atualizou pro ios 12…????!!!! O q houve???

  • serginho

    Ilex, comprando nos EUA para usar no Brasil, é melhor comprar o iPhone Max da T-Mobile ou Sim-free?

  • Emanoel M.

    E quanto a compatibilidade das pulseiras? As do Watches de 42 serão compatíveis com o de 44?

  • Luis Gustavo Fávaro

    Pessoal meu iOS 12 está ocupando 8.36gb do meu iPhone de 16gb portanto metade da memória total q tenho disponível… quem instalou daqui o iOS 12 está consumindo qto de espaço da memória?

    • RWindows

      faz um backup no itunes e faz uma restauração limpa

    • Skinny

      Estranho, aqui ocupou apenas 2gb

  • Marta Fernandez

    Se eu comprar o Apple Watch americano dependente do iPhone, ou seja sem celular, a função de eletrocardiograma funcionaria se eu viesse para o Brasil ?

    • Skinny

      Se eu não me engano você não consegue nem usar o apple watch sem um iphone pra configurar primeiro.

  • Usagi Ghost

    Comprei um iPhone 7 recentemente, e Ainda estou com o iOS de fábrica, iOS 10.1.1, vai valer a pena atualizar pro 12??

    • Skinny

      Com certeza.

  • Fred

    iLex, estarei em viagem na próxima semana e irei comprar um dos novos modelos. Estou encontrando informações desencontradas sobre a garantia. Os modelos não homologados no Brasil possuem garantia aqui?