ComparativosDicas de iPhone e iPad

Tabela comparativa entre o iPhone XS, XR e X

Quais as mudanças nos novos iPhones? O que o 10S tem de melhor que o 10R? E em relação ao iPhone 10, o que mudou?

São perguntas que muitos se fazem, e é por isso que o Blog do iPhone resolveu juntar todas as informações em uma tabela comparativa, para você avaliar lado a lado todas as características.


Neste artigo, tomamos a liberdade de chamar, de forma carinhosa, os iPhones XS e XR de 10S e 10R, que é como a Apple quer que pronunciemos. Já que ela decidiu fazer essa sopa de letrinhas entre numerais romanos e letras ocidentais, foi a forma que encontramos de acostumar a todos com a maneira correta de chamar os novos aparelhos. 😉

É importante destacar que este ano a Apple não colocou funcionalidades diferentes na versão maior do aparelho, como fazia com os modelos ‘Plus’. Os dois tamanhos do 10S possuem diferenciação apenas nas dimensões da tela, bateria e carcaça, em todo o resto são iguais.

Se você estiver visualizando a tabela pelo iPhone, coloque o aparelho na horizontal

iPhone XS / XS Max

iPhone XR

iPhone X

Memória RAM

4GB

3 GB

3GB

Processador

A12 Bionic
(6 núcleos)

A12 Bionic
(6 núcleos)

A11 Bionic
(6 núcleos)

Dimensões do aparelho

143,6 × 70,9 mm/
157,5 × 77,4 mm

150,9 × 75,7 mm

143,6 × 70,9 mm

Espessura

7,7mm/
7,7mm

8,3mm

7,7mm

Peso

177g/
208g

194g

174g

Tela (em polegadas)

5,8 pol/
6,5 pol

6,1 pol

5,8 pol

Tipo de tela

Super Retina HD
OLED

Liquid Retina HD
Retroiluminada por LED

Super Retina HD
OLED

Resolução da tela

2436 × 1125 pixels/
2688 × 1242 pixels

458 ppp

1792 × 828 pixels
326 ppp

2436 × 1125 pixels
458 ppp

Contraste da tela

1.000.000:1

1400:1

1.000.000:1

Bateria

2.658 mAh/
3.174 mAh

2.942 mAh

2.716 mAh

CÂMERA TRASEIRA
➜ Resolução Foto

12 Megapixels

12 Megapixels

12 Megapixels

➜ Resolução Vídeo

4K – 60fps
1080p – 60fps

4K – 60fps
1080p – 60fps

4K – 60fps
1080p – 60fps

➜ Modo Retrato

com efeito bokeh aperfeiçoado e Controle de Profundidade

com efeito bokeh aperfeiçoado e Controle de Profundidade

Normal

➜ Abertura da lente

Grande-angular: ƒ/1.8
Teleobjetiva: ƒ/2.4

ƒ/1.8

Grande-angular: ƒ/1.8
Teleobjetiva: ƒ/2.4

➜ Câmera lenta

1080p
240fps

1080p
240fps

1080p
240fps

➜ Estabilização óptica de imagem

DUPLA

ÚNICA

DUPLA

➜ HDR para fotos

Inteligente

Inteligente

Automático

➜ Gravação de vídeo em estéreo

✅

✅

×

CÂMERA FRONTAL
➜ Resolução Foto

7 Megapixels

7 Megapixels

7 Megapixels

➜ Resolução Vídeo

HD 1080p
30 ou 60fps

HD 1080p
30 ou 60fps

HD 1080p
30fps

➜ Abertura da lente

ƒ/2.2

ƒ/2.2

ƒ/2.2

➜ Modo Retrato em selfies

✅

✅

✅

➜ Estabilização cinemática de vídeo (1080p ou 720p)

✅

✅

×

➜ Animoji e Memoji

✅

✅

✅

Touch ID

×

×

×

Face ID

2ª geração

2ª geração

1ª geração

Carregamento sem fio

✅

✅

✅

Tela True Tone

✅

✅

✅

3D Touch

✅

×

✅

Bluetooth

5.0

5.0

5.0

Dual SIM*

✅

✅

×

Resistência à água

IP68

IP67

IP67

Compatibilidade com 4G brasileiro

Banda 3 e 7:
Todos os modelos
Banda 28:
menos os comprados nos EUA

Banda 3 e 7:
Todos os modelos
Banda 28:
menos os comprados nos EUA

Todos os modelos

Carregador padrão

5W

5W

5W

Adaptador para plug de fone de ouvido

×

×

✅


Diferença nas telas

Uma das maiores diferenças entre o 10S e o 10R é a sua tela. O do modelo mais caro é feito de OLED, enquanto o segundo traz uma LCD clássica, mas que segundo a Apple “é a mais avançada da indústria, com um novo design de retroiluminação que possibilita ampliar a tela até a borda, acompanhando a curvatura dos cantos“.

Se colocar as duas lado a lado provavelmente você notará uma diferença entre elas, principalmente no que se refere ao contraste. Mas ela promete ser melhor que a tela do iPhone 8, então, se você estiver acostumado a usar qualquer iPhone anterior ao X, vai sentir uma evolução.

A resolução 1792 × 828 pixels do iPhone 10R é menor que a de vídeos Full HD, o que já fez muitos reclamarem mesmo sem ter pego ainda o aparelho em mãos. O iPhone 8 também tem resolução menor e ninguém nunca apontou isso como uma razão para não comprar o aparelho, então para a enorme parte dos usuários, isso não fará diferença nenhuma. Nenhuma mesmo.

Detalhe: tanto o 10R quanto o 10S Max apresentarão a visualização em duas colunas quando o aparelho estiver com a tela na horizontal, como sempre aconteceu com os modelos Plus. Isso não foi aplicado ao iPhone 10 no ano passado e nem ao atual 10S.


Design

Após a fixação de fazer aparelhos cada vez mais finos, parece que a Apple está seguindo o caminho oposto, e a cada geração, eles vão voltando a ficar mais grossos. O 10R é mais espesso que o iPhone 10S/10.

A boa notícia é que o iPhone 10S (XS) tem exatamente as mesmas medidas que o iPhone 10 (X). Com isso, todas as capas feitas para o modelo do ano passado vão caber perfeitamente no novo aparelho. A única pequena diferença no design é que a parte de baixo do aparelho não é mais simétrica. Três furos extras do microfone (que eram falsos, não serviam para nada além de estética) sumiram e próximo ao local a Apple colocou uma antena.

A moldura externa dos dois modelos também é feita de materiais diferentes. Enquanto a do 10S segue sendo de aço inoxidável (como o iPhone 10), a do 10R a moldura é em alumínio aeroespacial.

A parte traseira de ambos é em vidro, mas parece que a Apple usou um material diferente para cada modelo. Nas páginas do produto, ela enfatiza que o vidro mais resistente está presente apenas na parte frontal do 10R, não na traseira, como o 10S.

Outro diferencial entre os dois modelos é que se pode notar que as bordas da tela do 10R são levemente mais grossas que as do 10S e 10S Max. A Apple já explicou que fabricar uma tela LCD com bordas menores e curvadas é um desafio bem mais complicado do que com as telas OLED. Então provavelmente esta foi a borda mais fina que a maçã conseguiu fazer nessa tela.

iPhone XS Max e iPhone XR

Dual SIM

Que lindo, o iPhone finalmente aceita dois chips! Mas calma, porque deve demorar ainda um tempo para esta função ficar disponível para brasileiros e portugueses. O aparelho aceita apenas um chip físico e o outro está incorporado no interior (eSIM) e para ser ativado, depende exclusivamente de uma operadora compatível. No Brasil, sabemos que apenas a Claro está trabalhando com esta tecnologia, pois é ela quem dá suporte para a versão celular do Apple Watch. O que não significa que ela irá liberar logo de cara para os iPhones novos. Tudo depende dos acordos que fizer com a Apple.

De modo geral, as operadoras (do mundo inteiro) fazem de tudo para que os aparelhos não aceitem dois chips ao mesmo tempo e nem sejam compatíveis com eSIM (leia: “Operadoras não querem que o chip de celular evolua“). Por elas, o cliente deveria ficar preso para sempre na mesma empresa, com o celular bloqueado, pagando eternamente a mesma fatura. Então, a ideia de usar ao mesmo tempo o chip de outra concorrente, com preços menores, é o caos! O próprio presidente da VIVO já chamou o WhatsApp de “pirataria pura“, porque ousa permitir ligações gratuitas sem passar pela operadora.

Então, apesar dos novos iPhones serem compatíveis com o Dual SIM (tanto o 10S quanto o 10R), ainda não sabemos quando poderemos usar este benefício. Mas quem sabe, com essa pressão da Apple, elas não cedam um pouco?


Câmeras

A câmera traseira do 10S ganhou melhoramentos qualitativos em relação a do 10. Apesar de oferecer o mesmo número de megapixels, os sensores maiores e mais rápidos permitem um aprimoramento maior da imagem. Isto se reflete em imagens melhores em ambientes de pouca luz, fotos em movimento mais definidas e HDR inteligente, com mais detalhes nas sombras.

A Neural Engine de nova geração permite identificar de forma mais rápida os rostos, melhorando o modo Retrato com mapeamento facial mais preciso. E como a câmera grande-angular é a mesma nos modelos 10S e 10R, todas estas melhorias estão presentes nos dois.

Resumindo: o 10R tem a mesma câmera traseira do 10S, só não tem a segunda lente teleobjetiva.


Resistência à água

O iPhone já é resistente a mergulhos eventuais, respingos e chuva desde o iPhone 7. Inclusive alguns testes mostraram que ele é bem mais resistente mergulhado que seus concorrentes. Todos os modelos lançados depois do iPhone 7 continuaram com a certificação IP67 (Resistência à água a uma profundidade de um metro por até 30 minutos), mas o 10S ganhou um upgrade nisso. Ele traz o certificado IP68, que é um pouco melhor aguentando o tranco com 1 metro a mais de profundidade.

Resumindo: se jogarem você na piscina com ele, ou se o aparelho cair dentro da privada, a água não danificará o aparelho.


Esse foi nosso comparativo, para ajudar você a escolher qual modelo se encaixa melhor às suas necessidades (ou para eventualmente decidir que não vale a pena trocar agora o aparelho que você já possui). Há algumas outras dúvidas relacionadas aos novos dispositivos neste outro artigo.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar