Aplicativos

Conheça alguns aplicativos que replicam a função ‘Controle de Profundidade’ dos novos iPhones

Um dos destaques das novidades apresentadas esta semana pela Apple foi uma nova funcionalidade exclusiva dos novos iPhones XS, XS Max e XR: o Controle de Profundidade.

Vamos detalhar aqui o que é a função e como replicá-la em dispositivos de geração anterior.


Modo Retrato

A câmera dupla do iPhone 7 Plus introduziu, em 2016, um recurso sensacional para quem gosta de tirar fotos: o modo Retrato, que aplica o efeito bokeh que desfoca o fundo da imagem enquanto o objeto principal fica em primeiro plano. Este modo foi depois disponibilizado em todos os modelos com câmera dupla, como o 8 Plus e o iPhone X. No X também é possível usar esse modo na câmera frontal, para fazer selfies.

YouTube video

Todos os novos iPhones de 2018 ganharam o modo Retrato, até mesmo o modelo XR, que não possui câmera dupla. A Apple está experimentando aplicar o efeito de profundidade usando exclusivamente o software, a exemplo do que já fazem smartphones de outras marcas, como o Google Pixel. Vai ficar igual aos aparelhos de câmera dupla? Isso só poderemos dizer quando tivermos o novo modelo em mãos e fizermos os testes (e acredite, faremos!).

O modo Retrato é capaz de fazer fotografias lindas, apenas tirando o iPhone do bolso e apontando a câmera para alguém. Mas o iOS não permite, de forma nativa, ajustar a intensidade do desfoque de fundo da foto. Do jeito que você tirou é como ficará a imagem, a não ser que você baixe aplicativos independentes que permitam editar isso.

Controle de Profundidade

Os novos iPhones XS e XR trazem uma nova funcionalidade chamada Controle de Profundidade. Ela permite, no próprio app Fotos, editar o desfoque de fundo acentuando-o ou deixando-o mais suave.

.
Não, esta não é uma nova funcionalidade do iOS 12. A Apple a fez exclusiva para os novos dispositivos com o processador A12 Bionic, pois ela afirma que ele é necessário para permitir este tipo de manipulação na imagem.

Mas nós sabemos que isso não é bem verdade. ;)

Aplicativos com a mesma função

Há tempos existem apps que permitem exatamente isso: alterar a intensidade do desfoque de fundo das fotos tiradas com o modo Retrato. Afinal, já que o iOS divide a imagem em camadas tridimensionais, não há porque não ser possível manipular isso em qualquer dispositivo compatível com o modo Retrato.

Então, quem já possui um modelo de câmera dupla não precisa trocar de iPhone para manipular a profundidade de campo de seus retratos. Nós até já fizemos um review aqui de um app que faz exatamente isso.

YouTube video

Então veja abaixo alguns exemplos de aplicativos que alteram o nível de desfoque de fundo em fotos tiradas em modo Retrato. Lembre-se que eles não tem poder de desfocar imagens que não possuam informações de profundidade de campo, como as tiradas em dispositivos de câmera simples.

[appbox appstore 1253636766] [appbox appstore 1274938524] [appbox appstore 953286746]

Note que estes apps trabalham com fotos feitas já no modo Retrato. Há outras opções que simulam o bokeh em dispositivos que não possuam câmera dupla, desfocando partes da imagem, mas eles raramente conseguem reproduzir com qualidade o mesmo efeito.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo