O tema Acessibilidade está dia-a-dia conscientizando mais e mais cidadãos para a importância de se preocupar com as pessoas com necessidades especiais. Na internet e em aparelhos eletrônicos, isso se traduz em facilitar o acesso à informação para quem tem certas dificuldades, como deficiências visuais e auditivas.
Preocupados em encontrar soluções móveis para a acessibilidade, os brasileiros da Sync Mobile enviaram um email diretamente a Steve Jobs sobre os produtos da maçã.
A pergunta foi direta:
Você não acha que este é o momento de pensar nas pessoas [com necessidades] especiais e acessibilidade em dispositivos como o iPad e o iPhone? Espero que você perceba esta necessidade.
Para a surpresa dos brasileiros, Jobs respondeu:
Estamos bem à frente de qualquer um nesta área e temos muito retorno positivo de nossos usuários.
De fato, desde o iPhone 3GS já existe uma opção de acessibilidade para pessoas com problemas de visão (leia “Conheça a função de Acesso Universal do iPhone 3GS“), capaz de mudar a tonalidade da tela ou de dizer com uma voz sintetizada os títulos de onde se toca. Isso em mais de 20 línguas diferentes. O iPad e no iPod touch de 3ª geração também possuem a mesma função.
Para Amure Pinho, da Sync Mobile, muitas pessoas com deficiências têm dificuldades óbvias em utilizar um sistema que é baseado no toque e no visual. Por isso, eles estão desenvolvendo um aplicativo educacional/informativo para dispositivos móveis, voltados à estes usuários.
Por incrível que pareça, um dos vilões de acessibilidade na internet é justamente (vejam só vocês) o Adobe Flash, que não permite o referenciamento de informações e, por isso, é incompatível com muitos programas de acesso universal.