Rumores

Apple estuda mudar totalmente a interface do iPhone para certos casos de Acessibilidade


A interface do iPhone não sofre uma mudança radical desde o iOS 7, em 2013. A estrutura é sempre a mesma: tela com fileiras de ícones de aplicativos alinhados. Recentemente deu-se espaço aos widgets, mas no geral você não pode fugir muito dessa estrutura visual.

Porém, alguns códigos encontrados no beta do iOS 16.2 demonstram que a Apple está estudando maneiras diferentes de configurar a interface do iOS, para facilitar para aqueles usuários que precisam de mais simplicidade no manuseio do sistema.

O site americano 9to5mac encontrou referências a um recurso chamado “Modo de Acessibilidade Personalizado“. Com ele, será possível alterar completamente a interface padrão do sistema, mostrando apenas alguns ícones grandes na tela daqueles aplicativos que são mais usados.

Imagem 9to5mac

Ao ser ativado, ele mostrará na tela apenas os aplicativos escolhidos previamente pelo usuário, em tamanho grande, escondendo todo o resto do sistema. Durante este modo, apenas esses aplicativos poderão ser acessados.

Imagem 9to5mac

Não é difícil imaginar algumas situações em que este tipo de interface é útil. Para aparelhos manuseados por idosos com problemas de mobilidade, por exemplo, que encontrem dificuldade em entender dezenas de pequenos ícones na tela. Em certos casos, basta aparecer, em tamanho grande, apenas os ícones dos aplicativos que lhe são úteis, para uma maior compreensão.

Você pode nos sugerir aqui nos comentários outro tipo de uso para este tipo de interface. 😉

Mas este modo não se limita apenas à tela inicial de aplicativos. Os usuários poderão também definir texto maior, contatos permitidos e acesso a botões de hardware.

Uma senha pode ser definida para impedir que outras pessoas alterem essas configurações. Um clique triplo no botão lateral (ou botão frontal) ativa e desativa rapidamente o Modo de Acessibilidade Personalizado.

Imagem 9to5mac

Nos parece lógico que esta novidade não deverá ficar disponível para todos já no iOS 16.2, visto que ela nem aparece no beta e por isso não pode ser amplamente testada.

Porém, é uma evidência de que a Apple está trabalhando em algo do tipo, talvez para lançar em uma grande atualização do sistema, como o futuro iOS 17.

Fonte
9to5mac
Botão Voltar ao topo