iOS

iOS 17: Apple antecipa oficialmente algumas funções que virão no novo sistema

Faltando 3 semanas para apresentar ao mundo as novidades que virão no iOS 17, a Apple antecipou nesta terça (16) algumas das funcionalidades que virão no novo sistema. Isso faz parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade (20 de maio).

Não é a primeira vez que a empresa faz isso. Em 2022 e 2021 ela antecipou recursos de acessibilidade semanas antes da WWDC.

A Apple revelou oficialmente nesta terça-feira uma série de novidades que serão introduzidas no próximo iOS 17. Com foco na acessibilidade, a empresa reafirma seu compromisso em tornar a tecnologia mais inclusiva e acessível para todos os usuários.

Confira a seguir um resumo do que ela trará no futuro sistema.


Assistive Access

Um dos destaques do iOS 17 em termos de Acessibilidade será o Assistive Access, um recurso que oferece uma experiência personalizada para usuários com deficiências cognitivas.

Ele simplifica aplicativos e experiências, tornando-os mais acessíveis e fáceis de usar.

Toque na imagem para ampliá-la

Através do Assistive Access, será possível personalizar a interface de chamadas de telefone e FaceTime, mensagens, câmera, fotos e música.

Com botões de alto contraste, rótulos de texto grandes e outras ferramentas de apoio, os usuários com deficiências cognitivas poderão desfrutar dos recursos essenciais do iPhone de forma mais independente e gratificante.


Live Speech e Personal Voice

Outra novidade será o Live Speech, que permitirá que usuários digitem o que desejam dizer e ouvir suas palavras em voz alta durante chamadas telefônicas, chamadas do FaceTime e conversas presenciais.

Esse recurso será particularmente útil para aqueles que têm dificuldades em falar ou estão em risco de perder essa habilidade ao longo do tempo.

Além disso, o Personal Voice possibilitará que essas pessoas criem uma voz digital que soe como a delas, permitindo uma comunicação mais autêntica e pessoal com familiares e amigos.


Lupa

O recurso de Lupa também receberá melhorias significativas no iOS 17.

Com o novo modo de Detecção, os usuários com deficiência visual poderão interagir com objetos físicos que possuem várias etiquetas de texto.

Ao apontar o dedo para um objeto, o iPhone combinará a câmera, o scanner LiDAR e o aprendizado de máquina no dispositivo para anunciar o texto presente em cada botão.

Isso ajudará esses usuários a se sentirem mais independentes e capacitados ao lidar com objetos do dia a dia, como eletrodomésticos.

Outras melhorias e recursos

Além dessas novidades, o iOS 17 trará uma série de outras melhorias e recursos para tornar a experiência do usuário ainda mais agradável e inclusiva.

Para usuários surdos ou com deficiência auditiva, será possível parear dispositivos auditivos compatíveis com o iPhone diretamente com o Mac, personalizando-os para maior conforto auditivo.

O recurso Controle de Voz agora contará com sugestões fonéticas para edição de texto, facilitando o uso da digitação por voz. Além disso, o Voice Control Guide fornecerá dicas e truques para o uso de comandos de voz como uma alternativa ao toque e à digitação.

Os usuários com deficiências físicas e motoras que utilizam o Controle Assistivo terão a possibilidade de transformar qualquer interruptor em um controle virtual de videogame, permitindo que eles joguem seus jogos favoritos no iPhone e iPad.

Outra melhoria significativa é a capacidade de pausar automaticamente imagens em movimento, como GIFs, em aplicativos como Mensagens e Safari, para usuários que são sensíveis a animações rápidas.

Isso permitirá que eles evitem o desconforto visual e desfrutem de uma experiência mais tranquila ao navegar na web ou trocar mensagens.

Para usuários do VoiceOver, as vozes da Siri se tornarão mais naturais e expressivas. Além disso, os usuários terão a opção de personalizar a velocidade em que a Siri fala, variando de 0,8x a 2x.

Isso garantirá que a interação com a assistente virtual seja ainda mais personalizada e adequada às preferências individuais.

Segundo Tim Cook, CEO da Apple:

“Na Apple, sempre acreditamos que a melhor tecnologia é aquela construída para todos. Estamos entusiasmados em compartilhar esses incríveis novos recursos, que se baseiam em nossa longa história de tornar a tecnologia acessível, para que todos tenham a oportunidade de criar, se comunicar e fazer o que amam”.

Sarah Herrlinger, diretora sênior de Política e Iniciativas Globais de Acessibilidade da Apple, acrescentou:

“A acessibilidade faz parte de tudo o que fazemos na Apple. Esses recursos inovadores foram desenvolvidos com base no feedback de membros das comunidades de pessoas com deficiência, a fim de apoiar um conjunto diversificado de usuários e ajudar as pessoas a se conectarem de novas maneiras”.

No próximo dia 5 de junho, a Apple apresentará as principais mudanças que virão no iOS 17. E você acompanhará a cobertura completa aqui no Blogo do iPhone.

Botão Voltar ao topo