2008ARQUIVO

[resenha] Como adaptar melhor o iPhone ao seu carro

Resenha feita por Carlos Henrique Schmitt

Algum tempo atrás, quando o iPhone ainda era um sonho para mim, eu já pesquisava na internet sobre as possibilidades do celular da Apple e principalmente, quais os acessórios que melhor poderiam satisfazer minhas necessidades.

Um dos meus maiores interesses era usar o GPS e escutar MP3 no carro. Para tirar melhor proveito do iPhone enquanto dirigia, eu precisava de um suporte que fosse prático, barato e principalmente que segurasse o iPhone sem risco dele cair no chão ao passar por um quebra-molas, por exemplo.

Como resultado, acabei encontrando um no Mercado Livre.

Este suporte se fixa no pára-brisa e pode ser facilmente posicionado para qualquer direção, graças à sua haste móvel (que apesar de ser maleável, fica bem firme e não “enverga” com o tempo).

Além da haste, a parte frontal (onde fica o iPhone) é conectada através de uma articulação que pode ser regulada e travada, o que permite virar o iPhone para o caroneiro/motorista ou colocá-lo na posição vertical.

Ele foi inicialmente projetado para o iPhone Classic, mas o vendedor me garantiu que serviria também no modelo 3G. Realmente, funciona muito bem, apesar que fica bem claro que ele entra um pouquinho “forçado”. Nada que seja alarmante.

Por via das dúvidas, fiz algumas adaptações no suporte. Coloquei um pedacinho de feltro por dentro, nas partes que tocam na tela do iPhone e um outro pedaço na parte de cima, que segura o aparelho. Além disso, lixei um pouco o pino frontal do suporte (de cima), diminuindo-o um pouco, ficando mais fácil de colocar e tirar o iPhone. Deste modo basta encaixá-lo e empurrá-lo para que o encaixe fique perfeito.

Gostei muito do resultado, acho que não ficaria tão bom sem as minhas modificações.

O suporte Tabajara
Mesmo com esta ótima solução, o suporte de pára-brisa não supriu todas as minhas necessidades. Às vezes, fazendo viagens curtas (da minha casa para a da minha namorada, por exemplo), não me dou o trabalho de colocar o iPhone no suporte, visto que não vou usar GPS ou ouvir música, além de que não é muito seguro andar pela cidade exibindo seu novíssimo celular. Neste caso, não tenho outro lugar para colocá-lo além do bolso, visto que no meu carro não tem nenhum lugar que ele fique seguro e visível.

Sendo assim, coloquei minha criatividade em prática e bolei um suporte para encaixar o celular no porta-copos que fica na frente do painel.

O modo de fazer é bem simples: pegue um pedaço de papelão grosso, recorte o formato do seu porta-copos, faça um retângulo no centro e forre tudo com feltro e cola branca (para fixá-lo). Se ficar tudo certinho, ele vai encaixar perfeito e seu iPhone poderá ficar elegantemente posicionado no seu carro e longe dos olhos dos curiosos. Não esqueça que o furo central precisa ser um pouco mais largo que o iPhone para compensar o feltro que irá por dentro. Para completar, fiz uma outra peça que funciona como um encaixe no fundo do porta-copos.

Usando programas de GPS
Para terminar, queria deixar aqui também uma dica aos que usam o iPhone nos seus carros. O aplicativo Trapster já citado aqui no Blog funciona perfeitamente! Ele avisa quando estiver chegando perto de radares e permite que você os cadastre de maneira bem simples e rápida. Além desse programa, também gosto de usar o Mapas (aplicativo nativo) para traçar minhas rotas e segui-las sem chances de me perder. O problema é que o iPhone não deixa usá-los ao mesmo tempo, ora usa um, ora outro. Com um terceiro programa, chamado Backgrounder (via Cydia) é possível deixar os dois abertos simultaneamente. Pena que ainda não consegui testar se é possível ouvir o som do Trapster avisando de um radar enquanto oculto, assim poderia estar usando o Mapas para seguir uma rota e ao mesmo tempo ficar de olho (ou ouvidos) nos radares.
 

PS: Obrigado ao amigo Zamba pela ajuda na criação do meu suporte Tabajara!
PS2: Um beijo para minha namorada (Bj Fê!) que é muito compreensiva comigo e com o iPhone.

Botão Voltar ao topo