Já é de conhecimento público que o aplicativo iMovie só é compatível oficialmente com o novo iPhone 4. Porém, um cracker conseguiu alterar alguns parâmetros do arquivo original e fazê-lo rodar em um modelo 3GS. É um assunto delicado, visto que para tal feito é preciso crackear o aplicativo e tirar o DRM da Apple. Se cada um que fizesse isso pagasse pelo aplicativo, não teria problema legal nenhum, mas infelizmente…
De qualquer maneira, a notícia é interessante para mostrar como o programa poderia rodar, com certas limitações, em um aparelho mais antigo.
Para fazê-lo funcionar, basta alterar duas linhas no arquivo info.plist:
- Minimum system version = 3.0.0
- UIRequiredDeviceCapabilities/front-facing-camera = false
Porém, apesar de rodar até mesmo em sistemas anteriores, como o iOS 3.1.3 e 3.1.2, ele só é capaz de exportar vídeos a 360p. As tentativas de fazê-lo rodar em um iPad também não tiveram sucesso. Veja um vídeo:
Lembrando que é apenas uma prova de conceito. O Blog do iPhone desaprova totalmente o uso de aplicativos crackeados, por acreditar que isso seja um tiro no pé em um mercado que é revolucionário e já nos traz jogos e aplicativos muito mais baratos que em outras plataformas.