Dicas de iPhone e iPad

Como editar um vídeo vertical no iMovie do iOS, sem cortes na imagem

Veja como editar um video vertical direto no iPhone, sem precisar pagar por nenhum aplicativo extra.


O iPhone e iPad vem de fábrica com um ótimo aplicativo gratuito para editar vídeos caseiros, chamado iMovie. Ele é excelente para realizar montagens nos vídeos que você grava no celular, cortando o que não interessa e adicionando textos, músicas e efeitos para deixá-lo mais divertido de assistir.

Mas quem já experimentou, percebeu que ele não suporta edições em vídeos gravados com o aparelho na vertical, cortando a parte de cima e de baixo da imagem.

Felizmente existe uma maneira de editar um vídeo vertical no iMovie do iOS, caso um dia você precise fazer isso.



Sim, já sei o que muitos irão dizer: “Blasfêmia, nunca se grava vídeos na vertical!“, “Isso é coisa de iniciante!“, “Onde já se viu uma coisa dessas!“, “Oh, meu sais!“. Porém, por mais que o William Bonner avise para filmar sempre na horizontal, há muitos casos de pessoas que, na pressa ou na distração, acabam gravando com o iPhone em pé.

É muito mais comum do que muitos imaginam e muitas vezes foi o registro de um momento único, que não volta mais e nem é possível refazer. Nesses casos, não há o que fazer, é preciso ficar com o vídeo na vertical mesmo.

O problema é que, se você precisar editar algumas partes deste vídeo (retirar algum trecho longo, embaraçoso ou até mesmo desnecessário, além de incluir uma trilha musical), o iMovie do iOS irá cortar a imagem, deixando-a quadrada, com bordas laterais pretas. Ele parece se esforçar em penalizar você por ter gravado na vertical.

Apesar disso, não se culpe. Abaixo, veremos como contornar isso.


Editar video vertical no iMovie do iOS

Abra o aplicativo iMovie no seu iPhone ou iPad, inicie um Novo Projeto › Filme e importe o vídeo vertical que você quer editar (ou os diversos que existirem).

editar video vertical

Você irá perceber que ele aparecerá como um quadrado, com partes da imagem cortadas. Você terá que girá-lo para conseguir editar sem estes cortes. Isso é relativamente fácil e você pode fazer com a ponta dos dedos, girando o vídeo na tela na direção que você quer, dentro do próprio iMovie.

Ele vai ficar deitado e é assim mesmo. Feito isso, você agora pode cortar e editar partes do vídeo, incluir efeitos e transições, sem perder nenhuma parte da imagem.

Ao finalizar a edição, seu vídeo está pronto para ser gravado. Porém, há um problema: o vídeo está “deitado” e é bem provável que você queira girá-lo de volta para a forma inicial para que possa ser visualizado do modo normal. Se você fizer isso dentro do iMovie (usando a ponta dos dedos como na dica inicial), ele irá finalizar o vídeo cortando a parte de cima e de baixo, e isso você não quer. Então, teremos que gravá-lo “deitado” mesmo e girá-lo depois, com outro aplicativo.

Toque em OK no campo superior esquerdo da tela, e no menu de compartilhamento, toque no botão “Salvar vídeo“. Ele então ficará no seu Rolo da Câmera.

Você então precisa agora girar o vídeo de volta para a posição vertical. Abra o app Fotos, encontre essa versão editada do vídeo e toque em Editar.

Depois, é só tocar na aba de corte e girar a imagem até ela ficar na posição desejada.

Pronto, seu vídeo vertical foi editado no iMovie, sem você precisar comprar nenhum aplicativo extra para isso. :)


Edição alternativa

Há também uma outra forma de editar vídeos verticais no iMovie, de uma maneira que fique em um formato que passe normalmente em uma TV, sem cortar partes.

Com o iMovie, você pode enquadrar toda a altura do vídeo vertical, deixando partes pretas nas laterais. Assim como nas instruções anteriores, abra o aplicativo no seu iPhone ou iPad, inicie um Novo Projeto › Filme e importe o vídeo vertical que você quer editar.

Se você tiver feito tudo certo, verá seu vídeo vertical, em formato quadrado com partes da imagem cortada. Desta vez, não gire-o.

Selecione o clipe na timeline e você verá que irá aparecer uma lupa no lado da imagem. Ela permite que você dê um zoom out com os dedos e enquadre toda a altura do vídeo no quadro.

editar video vertical editar video vertical

Assim, você terá um vídeo no formato horizontal padrão, mostrando a imagem sem cortes, mas com as laterais em preto. Esta é outra maneira de editar vídeos verticais sem perder nada.


Gostou da dica? Há diversas outras que melhoram a sua experiência com o iPhone e iPad neste link. Se conhecer outras maneiras melhores de editar vídeos na vertical, compartilhe aqui nos comentários. :)

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Botão Voltar ao topo