Muitos se perguntam do porquê da Apple cobrar pela atualização do software do iPod touch e não pela do iPhone. Isso é devido a uma lei americana que obriga a cobrança de uma taxa cada vez que se faz uma grande atualização, como a da versão 2.x para a 3.x. Mas essa lei está para ser alterada e a taxa pode desaparecer.
De acordo com a lei americana, aparelhos eletrônicos que recebem significantes mudanças de funcionalidade depois da venda (através atualização de firmware) não podem fazer parte do relatório de vendas da comapanhia, a não ser que se cobre pela atualização, tornando-se um ítem a mais de venda. A coisa toda é complicada, mas para resumir a história, a atualização do iPod touch a Apple é obrigada a cobrar, a do iPhone não, pois quem faz os relatórios de venda são as operadoras.
Talvez o fato de ser obrigada a cobrar por uma coisa que não gostaria justifique ela liberar a atualização em um link público (e oficial) onde qualquer um pode baixar. A primeira cobrança (em janeiro de 2008, OS 1.1.3) custava 19,99$. Depois, com o 2.0 e o 3.0 ela cobrou 9,95$. Atualmente, a atualização para o 3.1 (para quem não pagou pelo 3.0) é de 4,95$.
Agora a Apple e outras companhias (como Microsoft e Xerox) estão fazendo lobby para mudar esta lei, e parece que está dando certo, pois ela está em vias de ser alterada.
Se tudo sair como o previsto, as próximas atualizações do iPod touch deverão ser gratuitas para todos os usuários, incentivando muitos a finalmente colocar em dia seu software.