2010ARQUIVO

Apple volta atrás e permitirá criação de aplicativos com ferramentas de terceiros, inclusive da Adobe

Pois é, depois de tanta polêmica entre Apple e Adobe, no final parece que Steve Jobs voltou atrás. Hoje, em uma declaração oficial, a Apple anunciou mudanças em suas regras de aprovação de aplicativos na App Store, relaxando seu rigor contra ferramentas de terceiros.

Estamos continuamente tentando fazer a App Store ainda melhor. Com base no feedback de nossos colaboradores, hoje estamos fazendo algumas mudanças importantes na nossa licença do Programa iOS Developer nas secções 3.3.1, 3.3.2 e 3.3.9 para relaxar algumas restrições que colocamos em prática no início deste ano.

Em particular, estamos relaxando as restrições sobre as ferramentas de desenvolvimento usadas para criar aplicativos iOS, enquanto as aplicações resultantes não baixarem qualquer código. Isso deve dar aos desenvolvedores a flexibilidade que eles querem, preservando a segurança de que precisamos.

Esta mudança é muito estranha, principalmente depois de uma carta aberta escrita pelo Jobs, apresentando seus argumentos sobre a não permissão de ferramentas externas para criar aplicativos, além do SDK oficial. Uma delas seria a falta de padronização nos apps.

Isso pode significar vários aplicativos feitos em Flash e portados para a plataforma móvel da Apple.. O novo contrato já está disponível para todos os desenvolvedores cadastrados no Programa oficial, e a data limite para aceitar os novos termos é até o dia 27 de setembro.

A mudança, a meu ver, deve estar diretamente relacionada à ameaça da comissão antitruste a respeito das limitações do SDK. Alguém quer apostar? ;)

via

Botão Voltar ao topo