Notícias

Apple começa a ser investigada por comissão antitruste por causa das limitações do SDK

Estava demorando para que a Apple fosse acusada de comportamento monopolista ao impor as várias limitações na App Store. Inclusive já tínhamos comentado isto quando o navegador Opera ainda fazia campanha para ser aprovado na loja.

Agora o New York Post afirma que o Departamento de Justiça e Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos (Department of Justice and Federal Trade Commission) abriu inquérito para investigar se os argumentos da Apple são mesmo válidos, ou se são nocivos para a prática da concorrência.

Recentemente a Apple modificou os termos de uso do SDK (kit de desenvolvimento de aplicativos), proibindo o uso de instrumentos externos (como o Adobe Flash CS5) para criar e enviar títulos para a App Store. A seção 3.3.1 também exige que sejam usadas apenas APIs disponibilizadas oficialmente.

Os reguladores pretendem concentrar suas investigações para analisar se a proibição da Apple realmente mata a concorrência, forçando os desenvolvedores a fazer uma escolha entre as plataformas de desenvolvimento.

Este inquérito, porém, não significa que a Apple seja culpada. Por enquanto é apenas um levantamento das causas, que no final podem até mesmo validar o argumento da maçã de que a atitude visa o melhoramento da qualidade da plataforma. Caso o inquérito evolua para uma investigação, aí sim a Apple deverá fornecer informações mais detalhadas sobre sua política interna.

Este parece ser mais um capítulo da novela entre Apple e Adobe, que também pode estar longe de terminar.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Athos

    De certa forma pode mesmo ser considerado um monopolio já que a limitação impede a inclusao de aplicativos que inciariam uma concorrencia, mas de certa forma isso faz com que o produto tenha um melhor desempenho evitando softwares maus desenvolvidos, já que o produto é da Apple eles tem a opção de limitar que querem….

    • Rodrigo

      O argumento do melhor desempenho não deveria ser aceito.
      Afinal a M$ poderia alegar o mesmo para quando distribuia o IE atrelado ao Windows, argumentando que assim o desempenho do sistema seria melhor, etc. E já vimos que na Europa não colou…

      • O problema seria PROVAR que o IE é melhor em alguma coisa… 😛

  • MKT

    The house is “desabation”, Jobs… rs rs rs

  • LeoToneto

    Até onde é válido ou justo proteger assim uma plataforma??? Me pergunto, pois se por um lado, sinto falta de liberdade e opções no i-Phone, por outro fico feliz em saber que qualquer software desenvolvido oficialmente pra ele é seguro e estável…

    • Marcelo Bruzzi

      Seguro sim!!! Agora estável nem tanto… ou voce nunca teve um App que fechou do nada no iPhone??

      Que a Apple queria colocar um padrão nos APPs isso é louvavel, agora os metodos que ela vem utilizando nao são nada louvaveis, sem contar a CENSURA que acontece (não estou falando unica e exclusivamente de conteudo adulto mas tambem de charges e tudo mais).

  • Daniel Taiguara

    Legal isso ! Poderia no meio desta historia liberar o thetering geral nos iPhones e outras limitações bobas como o caso de nao poder ter um app que bloqueia receber chamadas de um numero na lista negra do aparelho !

    Que venham boas noticias !! rsrs

    • Rodrigo Antonialli

      Sabe que esse negócio da blacklist eu nunca entendi pq não existe essa opção oficialmente… o.O

      Qnto ao post, acho que alguém da Adobe andou mexendo os pauzinhos… =P

      []s

  • Daniel Taiguara

    iLex e aquele botâo la em cima do lado direito escrito servidor novo na opção : OFF.
    Novo servidor no ar dentro de alguns dias ? Isso também tem a ver com o logo do blog ter sumido de dentro do iPhone e ficado só a maça ???

    Algo do tipo carregando o sistema e quando o servidor ficar ON volta o logo ? rsrs

  • Rafael Noguieira

    Fugindo do caso do monopólio de desenvolvimento, o caso da Adobe não é nada.

    A justificativa (ou melhor, a falta de) que não deu para engolir foi o caso do Google Voice.
    Skype, Fring e outros Voip like foram todos aprovados. Google Voice foi reprovado com a justificativa que impediria a aprovação também dos demais.

    E a MS foi considerada monopolista por muito menos e jamais impediu a instalação da concorrência.

  • Andre

    Tá na hora da Apple se ferrar um pouquinho, mas eu a amo mesmo assim. A plataforma está muito fechada.

  • Luciano

    Espero que continue do jeitinho que está.

  • hhrocha

    loooll a ferramenta é deles, o produto é deles, eles fazer o que quiserem lol

  • Sidnei Brito

    Monopólio não combina com a apple.
    Impedir que competentes fornecedores usem a plataforma é rdículo e vai contra tudo o que os caras sempre pregaram.