Quem diz isso é o All Things Digital, site do jornal The New York Times, que revela um estudo que prevê que se o mercado do iPhone continuar crescendo no mesmo ritmo atual, a Apple poderá chegar em 2013 como a maior fabricante de telefones celulares do mundo.
Eu confesso que não gosto muito de previsões de “analistas”. Eles se baseiam em números, mas desconsideram que o mercado é influenciado por muitos outros fatores. De qualquer forma, eles destacam que atualmente a Apple e a RIM já embolsam 35% do faturamento gerado pelo setor, apesar das duas possuírem apenas 5% de presença no mercado global.
Hoje quem domina o mundo da telefonia móvel é a Nokia, graças a inúmeros modelos de base que são baratos e acessíveis. Afinal, quem aqui nunca teve um Nokia 1110? :P
Mas essa presença está diminuindo muito nos últimos tempos, enquanto que o mercado de smartphones está em ampla ascensão. Para os analistas, esse tipo de aparelho deve se estabelecer como padrão no mundo da telefonia e atualmente ele é dominado pela RIM e HTC, além da própria Apple, que foi a grande motivadora da popularização deste segmento.
Se o ritmo de queda de Nokia, Motorola e companhia continuar como os atuais, assim como o crescimento do iPhone, os números indicam que pode levar apenas 4 anos para que a Apple se torne líder no mercado, desbancando os atuais gigantes.
Será?