Notícias

O iPhone 7 foi um dos mais usados modelos de smartphones do Brasil em 2019, segundo estatística

O conteúdo deste artigo pode lhe surpreender, pois temos a tendência de achar que, por causa do preço alto, quase ninguém usa iPhone no Brasil.

Anúncios

Porém, quando separamos o uso por modelos específicos, o fato é que o iPhone aparece entre os 10 mais usados do país.

E isso tem uma explicação bem lógica.





O site DeviceAtlas é especializado em fazer levantamentos de uso dos smartphones através do acesso que eles fazem à internet. Com isso, é possível identificar o modelo preciso e o lugar no mundo onde ocorre o acesso.

Anúncios

Eles então resolveram listar em cada país quais os modelos mais usados de smartphones. E no Brasil, o iPhone está bem presente, se considerarmos individualmente os modelos.

Lista dos mais usados

A lista é baseada na estatística de acessos à internet no segundo trimestre (Q2) de 2019. Mas mostra uma tendência que deve ter permanecido nos meses seguintes.

O conceito geral diria que o iPhone não estaria entre os 10 modelos mais usados no Brasil. Mas os dados desmentem esta impressão.

Posição

Modelo
Anúncios

Share

Variação

1

Samsung Galaxy J2 Prime TV

4%

-1%

2

iPhone 7

4%

1%

3

Samsung Galaxy J5

3%

-2%

4

Samsung Galaxy J5 Prime

3%

-1%

5

iPhone X

3%

1%

6

Samsung Galaxy J7 Prime

3%

-1%

7

iPhone 6

2%

1%

8

iPhone 6S

2%

0%

9

iPhone 7 Plus

2%

1%

10

iPhone 8

2%

0%

11

iPhone SE

2%

0%

12

iPhone 8 Plus

2%

0%

Quando dividido por modelos, o iPhone 7 se mostra o segundo mais usado no país em 2019, perdendo apenas para o Samsung Galaxy J2 Prime TV, cujo preço é de menos de R$500.

O impressionante é que, entre os top 12, o iPhone só não aparece em 4 posições. No resto, ele domina.

Está achando inacreditável esta estatística?

Uma possível explicação

Bom, um dos motivos pode ser o vasto número de modelos diferentes que a concorrência da maçã apresenta. A Samsung, por exemplo, lançou só no ano passado mais de 30 modelos diferentes. TRIN-TA. 

Se a lista fosse dividida por fabricante, provavelmente a Samsung dominaria os primeiros lugares, mas em questão de modelos, eles acabam de diluindo entre os usuários.

Outro ponto a se considerar: a longevidade dos dispositivos da maçã. Conforme já comentamos aqui, as atualizações do iOS acabam abrangendo diversos modelos mais antigos, o que aumenta a vida útil deles. Assim, é mais fácil você ficar anos com o mesmo iPhone, sem precisar trocar. Já no caso do Android (principalmente os mais baratos), em pouco tempo eles ficam terríveis de usar, obrigando o usuário a trocar. E quando o faz, normalmente é por um modelo diferente (o que influencia na estatística acima).

Portanto, considerando tudo isso, fica mais fácil de entender como é possível o ranking destacar tanto o iPhone.





Outro ponto interessante a se observar na lista é a taxa de variação de um ano para o outro. Enquanto os modelos mais populares da Samsung tem queda no uso, os do iPhone sobem com o tempo. Isso pode ser explicado pelo fato dos usuários preferirem comprar iPhones mais antigos, por um preço bem menor que os lançamentos. Tanto é que não se vê na lista o modelo XS.

Também merece destaque o iPhone X como sendo o segundo mais usado smartphone da maçã no país. De fato, ele marcou a mudança de layout do iPhone, incorporando o Face ID e ampliando a tela, que ficou com menos bordas. Impressionantemente, ele é mais popular que o iPhone SE (lançado em 2016).


No apanhado geral, o iPhone 7 é ainda bastante popular em quase todos os países do levantamento.

Você pode conferir as listas de uso em outros países através deste link.

Fonte
DeviceAtlas

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo