O Blog é sobre iPhone, mas é sempre bom lembrar do papel social que todo o veículo de comunicação tem. E nada melhor do que aproveitar o dia para destacar os aplicativos que colaboram para a luta contra esta doença que há tempos se imaginou ser restrita a prostitutas, homossexuais e drogados, mas que na realidade é um perigo real a todos nós.
A AIDS continua sendo uma doença sem cura até o momento, mas diferentemente das décadas passadas, ela é hoje completamente tratável através de medicamentos, possibilitando que o paciente viva sua vida normalmente. Como a doença da moda hoje é a Gripe A, as campanhas de conscientização perderam força, mas é sempre bom salientar que a melhor prevenção contra a AIDS ainda é o uso da camisinha em relações sexuais.
A Apple não está de fora desta luta. Há anos ela comercializa uma versão do iPod nano totalmente vermelha, que faz parte da campanha (Product)RED, cujos lucros vão diretamente a um fundo global de ajuda ao combate à doença na África. Esta versão só é vendida na loja online da Apple. Cada iPod nano vermelho vendido, ela destina 10$ ao fundo.
Há também aplicativos para o iPhone OS que também aderiram a campanha. Um deles é o famoso Shazam, que identifica músicas. Ele acaba de lançar uma edição especial chamada (Shazam)RED (link), que faz a mesma coisa que a versão normal, mas neste caso, parte da venda do aplicativo vai para o fundo.
Infelizmente no Brasil não há nenhum aplicativo em português sobre o tema, mas no exterior é possível encontrar alguns. Na Alemanha, o utilitário Kondom Localizr (link) localiza através do GPS do iPhone os distribuidores de camisinhas mais próximos, além de dar dicas de sexo seguro.
Em inglês, há também aplicativos que ajudam a quem já possui a doença, como o HIV/AIDS Health Manager (link), que gerencia os exames feitos e os horários dos remédios, com alertas via notificações push.
O pior perigo da AIDS é o preconceito, discriminando as pessoas e achando que pode acontecer aos outros, menos a você. Ela ainda é uma ameaça para todos, até porque tem muitos jovens que já nasceram com ela.
O teste para saber se você é portador é gratuito. Informe-se na sua cidade onde fazer.
Por isso, use sempre camisinha. ;)