Watch

Projeto da Apple para tornar o Apple Watch compatível com Android é cancelado

O Apple Watch é o smartwatch de maior sucesso no mundo, com diversas funções de saude disponíveis para o usuário, com muitas ainda por vir. Mas ele tem uma limitação bastante considerável: ele só funciona se você tiver um iPhone para pareá-lo.

Não seria uma boa ideia torná-lo compatível também com o Android?

Bem, a Apple estava envolvida em um projeto interno denominado “Project Fennel” com o objetivo de tornar o Apple Watch compatível com dispositivos Android, juntamente com a integração de várias funcionalidades de saúde.

Mas, desistiram da ideia.

Segundo um recente artigo da Bloomberg, o desenvolvimento do projeto estava “quase completo” antes de ser cancelado.

A iniciativa visava tornar o Apple Watch acessível aos usuários de dispositivos Android, particularmente em regiões onde a participação de mercado do iPhone é menor. Isso poderia ter sido uma estratégia para ampliar o alcance do Apple Watch e aproveitar um público mais amplo.

No entanto, o projeto foi encerrado devido a “considerações de negócios”. A Apple concluiu que permitir a compatibilidade com dispositivos Android poderia diluir o valor do Apple Watch para os usuários do iPhone.

A Apple tem demonstrado interesse contínuo em atrair usuários do Android para o ecossistema da Apple. Mas será que oferecendo seus produtos premium para outras plataformas, não é uma maneira de dar um tiro no próprio pé?

É difícil não lembrar como a Apple pensava antes de Jobs voltar ao comando em 1996. A empresa licenciava que outras fabricantes pudessem instalar o sistema operacional do Mac em seus computadores, e com isso havia vários “clones” de Mac no mercado.

Jobs chegou e acabou com tudo isso, pois em vez de aumentar a participação de mercado, isso estava fazendo com que a Apple vendesse menos Macs.

Talvez seja isso que Tim Cook esteja temendo agora…

Botão Voltar ao topo