Seria a tela externa do Vision Pro completamente desnecessária?
Em uma recente análise do Vision Pro, a iFixIt, conhecida por suas detalhadas desmontagens de dispositivos eletrônicos, revelou que a inovadora tela externa EyeSight é uma das principais responsáveis pelo elevado custo do aparelho, fixado em 3.499 dólares.
A função EyeSight, que projeta uma representação dos olhos do usuário para promover um contato visual mais natural, destaca-se como um dos recursos mais originais e tecnologicamente complexos do dispositivo.
Porém, ela está recebendo diversas críticas por causa da má qualidade da imagem apresentada, que muitas vezes acaba desempenhando mal o seu papel de ser um contato entre as pessoas que estão de fora e quem está vestindo.
Tela 3D Estereoscópica
A iFixIt descobriu que a Apple aplicou uma técnica de 3D estereoscópico para criar a ilusão de olhos reais na tela curva OLED.
Isso é conseguido através da sobreposição de uma camada óptica de ampliação e uma lente lenticular sobre o painel OLED, um processo que não só complica a fabricação, mas também a reparação do aparelho.
Essas camadas ópticas adicionadas são cruciais para o efeito realista, mas também são a razão para a saída de luz relativamente fraca da tela EyeSight.
Os Olhos da Cara
A análise da iFixIt aponta ainda que, apesar da complexidade e da inovação, a funcionalidade tem um custo significativo não apenas em termos financeiros, mas também no que diz respeito à reparabilidade do produto.
A desmontagem revelou que a remoção do painel frontal do Vision Pro requer um esforço considerável, envolvendo muito calor e tempo, o que sugere dificuldades em reparos que podem ser necessários ao longo da vida útil do dispositivo.
Tela desnecessária?
Como o resultado final da projeção dos olhos na tela externa é muito ruim, muitos estão questionando se ela realmente faz sentido no Vision Pro.
Ela é uma novidade que a Apple trouxe para este mundo de headsets virtuais e, segundo seu discurso, é para que as pessoas ao seu redor vejam seus olhos em tempo real, diminuindo assim a sensação de isolamento da pessoa que veste.
Porém, o resultado acaba sendo muito ruim. E as camadas externas de vidro dificultam ainda mais a visibilidade.
O youtuber Marques Brownlee declarou que “você mal consegue ver meus olhos quando estou usando o Vision Pro“. Já o brasileiro Will Marchiori chegou a definir a tela externa como “uma resolução de Tamagotchi“.
(Aliás, assista todo o vídeo do Will pois é o melhor review feito no Brasil do novo Vision Pro)
Mas então a Apple errou em colocar essa tela externa? Bem, pelo que dizem os rumores, a Apple já estaria pensando em tirá-la em uma futura versão, para baixar o preço para o consumidor final.
Segundo Mark Gurman adiantou ainda em outubro passado, uma futura versão mais econômica (sic) poderá vir sem essa tela externa, para reduzir custos.
Ou seja, como dito aqui antes, o atual Vision Pro é um enorme (e caro) produto experimental, fazendo os compradores atuais de cobaias para ver o que pode ser melhorado nos próximos modelos.
E aí, você pagaria para ser cobaia?