Vision Pro

Seria a tela externa do Vision Pro completamente desnecessária?

Em uma recente análise do Vision Pro, a iFixIt, conhecida por suas detalhadas desmontagens de dispositivos eletrônicos, revelou que a inovadora tela externa EyeSight é uma das principais responsáveis pelo elevado custo do aparelho, fixado em 3.499 dólares.

A função EyeSight, que projeta uma representação dos olhos do usuário para promover um contato visual mais natural, destaca-se como um dos recursos mais originais e tecnologicamente complexos do dispositivo.

Porém, ela está recebendo diversas críticas por causa da má qualidade da imagem apresentada, que muitas vezes acaba desempenhando mal o seu papel de ser um contato entre as pessoas que estão de fora e quem está vestindo.

Tela 3D Estereoscópica

A iFixIt descobriu que a Apple aplicou uma técnica de 3D estereoscópico para criar a ilusão de olhos reais na tela curva OLED.

Tela lenticular Vision Pro
Tela lenticular (Toque na imagem para ampliá-la)

Isso é conseguido através da sobreposição de uma camada óptica de ampliação e uma lente lenticular sobre o painel OLED, um processo que não só complica a fabricação, mas também a reparação do aparelho.

Essas camadas ópticas adicionadas são cruciais para o efeito realista, mas também são a razão para a saída de luz relativamente fraca da tela EyeSight.

Os Olhos da Cara

A análise da iFixIt aponta ainda que, apesar da complexidade e da inovação, a funcionalidade tem um custo significativo não apenas em termos financeiros, mas também no que diz respeito à reparabilidade do produto.

A desmontagem revelou que a remoção do painel frontal do Vision Pro requer um esforço considerável, envolvendo muito calor e tempo, o que sugere dificuldades em reparos que podem ser necessários ao longo da vida útil do dispositivo.

Tela desnecessária?

Como o resultado final da projeção dos olhos na tela externa é muito ruim, muitos estão questionando se ela realmente faz sentido no Vision Pro.

Ela é uma novidade que a Apple trouxe para este mundo de headsets virtuais e, segundo seu discurso, é para que as pessoas ao seu redor vejam seus olhos em tempo real, diminuindo assim a sensação de isolamento da pessoa que veste.

Porém, o resultado acaba sendo muito ruim. E as camadas externas de vidro dificultam ainda mais a visibilidade.

Vision Pro Eyesight
Os vidros externos dificultam a visualização dos olhos na tela

O youtuber Marques Brownlee declarou que “você mal consegue ver meus olhos quando estou usando o Vision Pro“. Já o brasileiro Will Marchiori chegou a definir a tela externa como “uma resolução de Tamagotchi“.

(Aliás, assista todo o vídeo do Will pois é o melhor review feito no Brasil do novo Vision Pro)

Mas então a Apple errou em colocar essa tela externa? Bem, pelo que dizem os rumores, a Apple já estaria pensando em tirá-la em uma futura versão, para baixar o preço para o consumidor final.

Segundo Mark Gurman adiantou ainda em outubro passado, uma futura versão mais econômica (sic) poderá vir sem essa tela externa, para reduzir custos.

Ou seja, como dito aqui antes, o atual Vision Pro é um enorme (e caro) produto experimental, fazendo os compradores atuais de cobaias para ver o que pode ser melhorado nos próximos modelos.

E aí, você pagaria para ser cobaia?

10 Comentários

  1. Será que nessa possível/futura versão “SE” eles também irão mexer no hardware? Tipo o modelo de “entrada” ser mais potente e atual que o Pro. Eu não entendo já de cara a Apple meter essa cacetada de preço.
    E outro ponto, seria capaz deixar parte de hardware “pendurado” junto na caixinha da bateria? Já que essa bateria fica pendurada mesmo. No maior estilo de um Walkman ali grudado na cintura. Mas falando sério, talvez essa fosse uma solução para diminuir o peso dele, que pelo que falam é um dos maiores contras.

  2. Eu consideraria pagar por ele se oferecesse uma funcionalidade extremamente prática e específica, algo muito além de apenas tomar decisões olhando para a tela de um computador ou um papel, ou seja coisas que já fazemos de forma muito cômoda , e diariamente. Honestamente, não imagino usar um dispositivo assim em casa. E tenho certeza absoluta de que não o usaria em locais públicos.

  3. Acompanhando esse blog desde 2014 eu já vi tantas passadas de pano para comportamentos questionáveis da Apple e estou chocado que dessa vez até o próprio Blog do iPhone está descendo a lenha nas decisões comerciais da marca. Quem diria, hein?!

    1. Eu vejo de forma diferente.
      Existem pessoas que usam o termo “passar pano” quando alguém tem uma posição diferente da deles. Está cada vez mais comum isso no Brasil.

      Esse blog sempre foi muito racional e incisivo em suas opiniões, sempre apresentando argumentos para embasar o que diz. Se alguém apresenta contra-argumentos que mostram que a opinião publicada não se sustenta, nunca houve problema em mudar a opinião errônea.
      O problema é que geralmente quem não concorda com o que é publicado aqui, esquece argumentos e começa a dizer que o blog “passa pano”. É a forma mais intelectualmente pobre de se rebater um argumento.

      Aparentemente, você agora está pensando diferente só porque o que o artigo diz é de acordo com o que você pensa. Só por isso… 😉

  4. E estou percebendo agora uma coisa que talvez faça sentido no marketing extremante inteligente da Apple. Ela usou como principal imagem do vison pro, uma moça com tom de pele mais escuro talvez para disfarçar a baixa iluminação dessa tela e deixar a foto mais agradável e bonita!

  5. A primeira vez que a Apple cobrou pra entregar o justo, falhou na qualidade. Vejamos: a Apple cobra os olhos da cara para entregar no visio pro os olhos da cara… kkkkkk Porém eles ficam zuados rsrsrsrs

  6. Vai se juntar ao 3D Touch, teclas do MacBook (mecanismo e tela).
    Mas isso acontece em todas as empresas.
    Quem não lembra do Virtua Boy 🥴?

  7. Minha impressão é que ele não é prático para transportar. Ocupa bom espaço da mala de mão/mochila. Pessoal vai acabar embarcando com ele no rosto.
    Se conseguirem que ele seja dobrável no futuro, talvez melhore.

Botão Voltar ao topo
//