Apple está interessada em transmitir o Campeonato de F1 pela Apple TV+
O sucesso das transmissões da liga americana de futebol (MLS) está realmente deixando a Apple animada em querer transmitir outros tipos de esportes.
De acordo com informações da revista Business F1, a Apple estaria considerando fazer uma grande oferta pelos direitos globais de transmissão televisiva da Fórmula 1.
A gigante da tecnologia tem como alvo o ápice do automobilismo e está disposta a investir pesadamente para alcançar seu objetivo.
Segundo a revista, a Apple deseja começar a transmitir a Fórmula 1 por meio de seu serviço de streaming AppleTV+. Vale recordar que, há alguns anos, a Rede Globo deixou de transmitir o campeonato por, segundo informações de bastidores, “achar muito alto o valor da licença“.
Mas dinheiro não é problema para a maçã.
Proposta irrecusável
A Apple estaria cogitando seguir a filosofia de don Vito Corleone e propor uma oferta que a Formula 1 Group “não poderia recusar“, no valor de cerca de 2 bilhões de dólares por ano, aproximadamente o dobro do montante atual dos direitos de transmissão televisiva global do esporte.
A proposta da Apple ofereceria um grau crescente de exclusividade ao longo dos anos.
Inicialmente, a Fórmula 1 ofereceria 25% de exclusividade, mas esse número poderia chegar a 100% após cinco anos, quando os contratos existentes expirarem. No Brasil, a Rede Bandeirantes acaba de renovar contrato por mais 3 anos, então ainda teria direito de transmissão por este período.
O acordo proposto pela Apple envolveria um valor fixo por sete anos. Até o momento, a Formula 1 Group não se pronunciou sobre os rumores.
Filme sobre a F1
Essas especulações surgem em meio a outro projeto da Apple relacionado à Fórmula 1: o ainda sem título filme sobre a equipe fictícia APXGP.
Brad Pitt interpretará o protagonista Sonny Hayes, um veterano das corridas que retorna ao esporte ao lado do jovem talento Joshua Pierce, interpretado por Damson Idris.
Um dos produtores do filme inclusive é um tal de Lewis Hamilton…
Apple Sports
A Apple está focando bastante em se tornar uma grande transmissora de esportes.
O vice-presidente sênior de serviços da Apple, Eddy Cue, já expressou seu desejo de revolucionar a transmissão de esportes com o Apple TV+.
Em uma entrevista à GQ no início do ano, ele discutiu a visão da empresa em expandir para a transmissão de eventos esportivos, começando com um acordo de dez anos com a Major League Soccer (MLS) dos Estados Unidos.
Cue enxerga os esportes como um enorme potencial para ampliar a receita da Apple e acredita que eles representam o maior drama não roteirizado do mundo.
A empresa fez alterações no horário das transmissões dos jogos da MLS para facilitar o acesso dos fãs e criar uma experiência de visualização mais uniforme.
Cue está convencido de que a empresa pode transformar fundamentalmente a maneira como consumimos conteúdo esportivo na era digital, aprimorando o produto e envolvendo os fãs.
O sucesso de Messi
Desde a chegada de Lionel Messi ao Inter Miami, da Major League Soccer (MLS), o serviço de transmissão dos jogos da liga pelo Apple TV, chamado MLS Season Pass, tem registrado um significativo crescimento de assinantes.
No dia da estreia de Messi, em 21 de julho, o serviço ganhou 110 mil novos assinantes nos Estados Unidos, quase 20 vezes mais do que o dia anterior.
Esse número superou até mesmo o lançamento do MLS Season Pass pela Apple.
Além disso, cerca de metade dos novos assinantes já eram usuários do Apple TV+ e 15% dos que assinaram a temporada completa também adquiriram o serviço de streaming de filmes e séries da Apple, possivelmente devido aos descontos oferecidos para a aquisição conjunta dos dois serviços.
Ou seja, nos próximos anos, Tim Cook vai conseguir multiplicar a receita da Apple sem nem precisar inovar em novos iPhones.