O seu Apple Watch de ouro agora é oficialmente obsoleto
A Apple anunciou a inclusão de todos os modelos da primeira geração do Apple Watch, lançados em 2015, na lista de produtos obsoletos a partir de 30 de setembro.
Isso ocorreu após a divulgação de um memorando interno obtido pelo MacRumors.
Como resultado dessa decisão, os relógios da chamada “Serie 0” não estão mais elegíveis para reparos ou serviços em lojas da Apple e locais autorizados pela empresa.
A lista de modelos obsoletos abrange até mesmo o Apple Watch Edition da primeira geração, que se destacou por sua caixa de ouro 18 quilates e custava até R$ 80.000 no Brasil quando foi lançado.
Este modelo de luxo foi descontinuado em 2016 e substituído por um Apple Watch Edition de cerâmica, oferecendo uma opção mais acessível, com preços de até US$ 1.299.
Em 2018, o software watchOS 5 deixou de oferecer suporte ao Apple Watch de ouro maciço.
Além disso, todos os outros modelos de 38mm e 42mm do Apple Watch original, feitos de alumínio e aço inoxidável, incluindo as variantes Hermès e Nike, agora também foram classificados como obsoletos.
Modelos obsoletos
A Apple utiliza um critério de obsolescência tecnológica, considerando um produto como obsoleto quando mais de sete anos se passaram desde que a empresa deixou de distribuí-lo para venda.
O Apple Watch original foi descontinuado em setembro de 2016 com o lançamento dos modelos Apple Watch Series 2 e Series 1, o que o faz entrar na lista agora.
Embora a Apple ainda não tenha atualizado publicamente sua lista de produtos vintage e obsoletos para refletir essas mudanças, espera-se que isso ocorra em breve, de acordo com as práticas habituais da empresa.