A reabertura da Apple Store no Brasil está sendo preparada nos bastidores e deve acontecer em breve.
A Apple possui duas lojas próprias no Brasil, uma no Rio de Janeiro, no shopping VillageMall, e outra na capital paulista, no Morumbi Shopping. Ambas estão fechadas desde o dia 14 de março, quando a empresa tomou medidas de proteção contra a pandemia.
A empresa já abriu (e voltou a fechar) diversas lojas ao redor do mundo, mas ainda não as da América Latina, situadas no México e no Brasil.
Porém, o Blog do iPhone teve acesso a informações internas sobre os preparativos da reabertura das duas lojas brasileiras e os cuidados que serão tomados com os clientes para permitir a volta das atividades com o máximo de segurança possível.
Com a gradual abertura do comércio em algumas regiões do país, principalmente no Rio e em São Paulo, é natural que a Apple também pense em reabrir suas lojas, apesar da pandemia ainda estar longe de acabar no Brasil. Ainda não temos em mãos a data em que a reabertura acontecerá, mas ela deve acontecer em breve.
Reabertura da Apple Store
Os funcionários de cada loja já estão sendo instruídos sobre os procedimentos necessários e sobre como deverão orientar os clientes que visitarem a Apple Store.
Como era de se esperar, muitos dos protocolos já adotados em outras regiões farão parte da rotina brasileira:
- Limitação do número de clientes ao mesmo tempo dentro do estabelecimento
- Uso de máscara obrigatório, tanto por funcionários como para clientes. Se este último não tiver uma, lhe será fornecido
- Aquele clássico “passeiozinho” na loja só para olhar os produtos e se conectar no Wi-Fi será desencorajado; só entrará na loja quem tiver intenção de comprar algo ou solicitar assistência técnica
- Higienização constante de todo o espaço interno da loja
- Medição de temperatura e checagem de sintomas para cada cliente
Quanto a este último ponto, serão feitas algumas perguntas ao cliente sobre o seu estado de saúde. Mas como fazer isso sem que ele se sinta incomodado e desconfortável em responder?
Essas perguntas não serão feitas pelo funcionário; um cartaz no lado de fora da loja dará todas as instruções e caso alguma das respostas for “sim”, o cliente será orientado a voltar depois de algumas semanas. Apenas após a leitura e concordância com os termos é que o cliente poderá passar para a etapa de medição de temperatura.
A intenção é preservar tanto os funcionários quanto os visitantes, passando a confiança de que será um ambiente totalmente controlado contra a pandemia.
Lembrando que, para marcar horário para assistência técnica (seja na Apple Store ou em autorizadas), é preciso usar o aplicativo Suporte da Apple. Para comprar qualquer produto das lojas, sem sair de casa, o site da Apple Store oferece frete grátis para todo o Brasil.
Assim que soubermos de mais informações a respeito da reabertura das lojas no Brasil, atualizaremos este artigo.