Indícios mostram que Tap to Pay deve chegar ao Brasil em breve
Desde o lançamento do recurso que transforma o iPhone em uma maquininha de cartão, conhecido como Tap to Pay, a expectativa dos brasileiros em desfrutar dessa conveniência tem aumentado. Mas esta semana surgiram indícios de que o Brasil pode ser o próximo país a receber essa funcionalidade.
A plataforma brasileira de pagamentos InfinitePay enviou um e-mail a alguns de seus clientes, revelando que está testando o Tap to Pay no país.
Essa novidade está sendo disponibilizada em caráter de acesso antecipado, para um número limitado de usuários, por meio do aplicativo da fintech.
Alguns vendedores que trabalham com a plataforma brasileira foram escolhidos para ter acesso exclusivo ao recurso: “O grande dia chegou: Tap to Pay no iPhone com InfinitePay está disponível para testes e escolhemos você para obter acesso exclusivo agora“.
A funcionalidade do Tap to Pay pode ser visualizada em um vídeo compartilhado por um vendedor que já teve a oportunidade de experimentar o recurso.
O vídeo mostra o processo em um iPhone, em que o vendedor insere o valor da compra e, em seguida, a interface do Tap to Pay é exibida, apresentando a moeda local do Brasil.
Com o uso da tecnologia NFC, o iPhone é capaz de aceitar pagamentos de outros dispositivos compatíveis com essa tecnologia.
O Tap to Pay foi inicialmente lançado nos Estados Unidos em 2022, seguido pela expansão para Taiwan, Austrália e, mais recentemente, para o Reino Unido.
Diante dessa trajetória de expansão, é plausível que o Brasil esteja entre os próximos países contemplados.
Como funciona a o Tap to Pay
O recurso de Pagamento por Aproximação no iPhone permite que os comerciantes habilitem a aceitação de pagamentos sem contato por meio de um aplicativo compatível com iOS em dispositivos iPhone Xs ou posteriores, executando a versão mais recente do iOS.
Durante o processo de pagamento, o comerciante solicita ao cliente que aproxime seu iPhone ou Apple Watch para efetuar o pagamento utilizando o Apple Pay, cartões contactless de crédito ou débito, ou qualquer outra carteira digital compatível, próximo ao iPhone do comerciante.
O pagamento é concluído com segurança usando a tecnologia NFC, sem a necessidade de hardware adicional.
Nos Estados Unidos, o Tap to Pay já está integrado a diversas plataformas, como Wix, Square, Adyen e Stripe.
Embora a Apple ainda não tenha anunciado oficialmente quais serão os próximos países a receber o Tap to Pay no iPhone, a expectativa é que o Brasil esteja próximo nessa lista.
O mercado de “maquininhas” no Brasil sempre foi muito aquecido e movimentado. Agora, com a possibilidade de usar o iPhone para receber pagamentos no cartão, esse mercado deve dar uma boa mexida.