Apple expande seu programa de reparo doméstico para incluir iPhone 14 e MacBooks M2
Em 2022, a Apple implementou um programa de reparação “faça-você-mesmo” de equipamentos da marca, como iPhones e MacBooks. Agora, este programa se expande, cobrindo mais modelos.
O cliente recebe um kit de ferramentas e peças originais (como tela e bateria) para ele mesmo fazer a troca em casa.
Infelizmente este serviço ainda está disponível somente em poucos países da Europa e nos Estados Unidos.
A partir de 21 de junho de 2023, a empresa está ampliando o programa para incluir opções de reparo para diversos novos dispositivos, incluindo o iPhone 14 e modelos selecionados de MacBooks e Macs.
Entre os novos dispositivos elegíveis para o programa de reparo por conta própria estão:
- iPhone 14
- MacBook Air M2 de 13 polegadas
- MacBook Pro com M2 Pro e M2 Max
- certos modelos de desktops Mac com M1
Além disso, a câmera True Depth para os modelos iPhone 12 e iPhone 13, bem como o alto-falante superior para os mesmos modelos, também poderão agora ser reparados com o kit.
A Apple ressalta que essas opções de reparo estarão disponíveis no lançamento nos Estados Unidos, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
Embora não esteja claro se essa é uma lista completa de dispositivos recém-qualificados, é importante destacar que o novíssimo MacBook Air de 15 polegadas ainda não está incluído.
Além de expandir a gama de dispositivos elegíveis, a Apple também está aprimorando suas ferramentas de software para facilitar o processo de reparo.
O aprimoramento mais significativo é o System Configuration, uma ferramenta de software pós-reparo que garante que as peças genuínas da Apple tenham sido instaladas corretamente e estejam funcionando adequadamente.
Agora, os usuários poderão executar o aplicativo sem a necessidade de entrar em contato com o suporte de reparo por conta própria, embora a equipe continue disponível para auxílio, se necessário.
O que pode ser reparado
O kit de reparo permite que o próprio usuário substitua as seguintes peças em um iPhone:
-
- Bateria
- Alto-falante inferior
- Câmera
- Tela
- Bandeja SIM
- Taptic Engine
Preço do equipamento
O preço é individual para cada ferramenta que o usuário resolver comprar. No site oficial é possível ver todas as opções.
Por exemplo, o equipamento térmico para retirar a tela do iPhone 13 Pro custa US$ 246.
Um programa polêmico
Embora a expansão do programa de reparo por conta própria seja uma tentativa da Apple de tornar seus dispositivos mais reparáveis, críticos argumentam que o programa ainda apresenta desafios significativos.
O custo das peças de reposição e a complexidade dos reparos podem tornar o programa inviável para usuários casuais.
Ainda assim, é inegável que essa iniciativa representa um passo na direção certa, permitindo que os proprietários de dispositivos da Apple tenham mais controle sobre o reparo de seus aparelhos.
➽ Novas regras da UE buscam tornar baterias de iPhones facilmente substituíveis pelos usuários