Novo hack possibilita instalar a Apple Intelligence no iPhone 4

Um grupo de hackers conseguiu um feito impressionante: rodar a Apple Intelligence — conjunto de recursos de inteligência artificial da maçã — em um antigo iPhone 4, lançado originalmente em 2010.
O projeto, apelidado de AI4Hack, foi desenvolvido por membros da comunidade independente iRetro Devs, que já havia chamado atenção anteriormente por portar o iOS 18 para um iPhone 3GS.
Desta vez, o desafio foi maior: adaptar recursos que originalmente exigem chips Apple Silicon (como o A17 Pro e M1) para um aparelho com o antigo processador A4 de um único núcleo.
Segundo os desenvolvedores, a façanha foi possível graças a um processo de “virtualização reversa” que utiliza a mesma falha do Antennagate para injetar o código da IA no aparelho.

Mas se essa notícia despertou em você esperanças de que esse hack abra as portas para que a IA funcione também em seu novo iPhone 15 que acabou de comprar, engula essa empolgação.
Justamente pelo fato das antenas do iPhone terem sido consertadas no iPhone 4s, o mesmo processo de instalação da Apple Intelligence não pode ser realizado em dispositivos posteriores.
“O segredo foi emular o ambiente do iOS 18 com um shell personalizado dentro do iOS 7.1.2, última versão compatível com o iPhone 4. A interface é simplificada, mas todos os principais comandos de linguagem natural da Apple Intelligence funcionam perfeitamente.”
Um dos hackers, que prefere manter o anonimato por receio de ações legais por parte da Apple.
Em um vídeo divulgado no fórum da comunidade, é possível ver o iPhone 4 respondendo a comandos como “resuma esse texto”, “crie uma imagem do meu cachorro em estilo Studio Ghibli” e até mesmo sugerindo alterações em um e-mail com base no tom do conteúdo.
Para os sortudos que ainda possuem um iPhone 4 funcionando, o hack já pode ser instalado facilmente.
Todos os detalhes técnicos e tutorial passo a passo podem ser encontrados neste link.
“crie uma imagem do meu cachorro em estilo Studio Ghibli”, como se a Apple Intelligence fosse capaz de fazer isso até nos dispositivos mais novos. 😂😂😂