Apple passa a permitir compras fora da App Store nos EUA após decisão judicial
A influência da Apple sobre os meios de pagamento das aplicações iOS continua a ser desafiada nos Estados Unidos, seguindo-se a decisão judicial no caso com a Epic Games.
A empresa anunciou a implementação imediata do “StoreKit External Purchase Link Entitlement“, permitindo que os desenvolvedores integrem links para lojas online em suas aplicações, evitando assim a comissão de 30% da Apple.
No entanto, esses links externos estão sujeitos a rigorosas diretrizes.
Os desenvolvedores interessados devem submeter uma solicitação à Apple e aderir a várias regras, incluindo a proibição de links intermediários, links com parâmetros especiais, múltiplos links dentro de um aplicativo, imitação de compras in-app da Apple e links que abrem apenas um navegador embutido.
Além disso, quando os usuários clicam nesses links, são alertados por uma mensagem que os informa de que estão saindo da App Store e que a segurança das compras online não é responsabilidade da Apple.
Mas as taxas continuam
A pegadinha está que, mesmo cobrando por fora, os desenvolvedores ainda terão que pagar comissão para a Apple. E foi a própria Justiça quem determinou que isso não seria ilegal.
Mesmo o desenvolvedor que decidir incluir um link para pagamento externo, terá que pagar uma taxa de 27% para a Apple no primeiro ano, caindo para 12% nos anos seguintes. Quem faz parte do Programa Small Business pagará essa porcentagem desde o início.
E claro que isso deve desencorajar muitos desenvolvedores.
Alguns argumentam que, após pagar uma taxa a um processador de pagamento e a comissão da Apple, não podem oferecer preços mais baixos na web.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, que liderou um processo antitruste contra a Apple, pretende continuar a batalha legal em níveis inferiores do sistema judiciário.